MONITORAMENTO PREDITIVO E OTIMIZAÇÃO DE DESEMPENHO

May 15th, 2017

Na unidade de Vazante da Votorantim Metais, foram aplicados alguns módulos da solução GE Mine Performance. O APM Reliability Management realiza o monitoramento preditivo de equipamentos, enquanto um outro módulo, que integra as soluções de Operations Optimization, possibilita o monitoramento, a análise e a otimização de desempenho de processo.

Baseada na plataforma Predix e hospedada em nuvem, a utiliza infraestrutura e fontes de dados existentes, como sensores, sistemas de automação e históricos, adicionando uma camada analítica para extrair mais valor e novas percepções desses dados. A maior parte dos clientes reconhece que gera muitos dados em suas operações, mas a maioria deles é subutilizada”, explica Felipe Rezende de Carvalho, solution consultant da divisão GE Digital Mine.

Felipe Rezende de Carvalho, da GE Digital Mine

O monitoramento preditivo utiliza algoritmos avançados para criar um “Digital Twin”, que modela o funcionamento do equipamento a partir dos sensores existentes e detecta pequenos desvios do comportamento esperado. Um desvio gera notificações e diagnósticos automáticos de potenciais falhas com maior antecedência, diz Carvalho, que os sistemas de manutenção preditiva tradicionais, geralmente baseados apenas em vibração e temperatura.

Segundo o consultor, ainda, a solução conta com um catálogo de centenas de ativos industriais, com regras de diagnósticos e modos de falha mapeados, o que agiliza sua implementação se comparada aos métodos tradicionais de machine learning.  Todas as funcionalidades são suportadas pelo centro de confiabilidade da GE, que monitora o desempenho dos equipamentos e processo de forma contínua, interagindo com a planta e emitindo recomendações.

Além do módulo de monitoramento preditivo incluído na prova de conceito em Vazante, a GE dispõe de outros recursos para otimizar processos de manutenção, como FMEA (Failure mode and effects analysis), gestão de integridade, gestão de riscos x custos e otimização dos planos de manutenção para efetiva implementação de uma filosofia baseada em confiabilidade (RCM – Reliability centered maintenance).

 

Tags:


Leave a Reply


Veja também