EDIÇÃO 58

EDIÇÃO 58

capaITM58

 

 

 

 


Adquira já a sua edição 57 em ITM edição 58 ou o Mapa da Mina’2015 em bit.ly/1CpRIo2

TRAGÉDIA NÃO ANUNCIADA

Este editorial deveria falar dos destaques da edição. Em especial, do Anuário Regional de Mineração, com os projetos do setor que, a muito custo e tenacidade, prosseguem com suas atividades de exploração, implantação ou ampliação.

Ou do professor Issamu Endo, engenheiro geólogo que dirige a Escola de Minas da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) há dois anos tendo como meta manter a instituição como o centro de excelência que sempre foi, aliando sua tradição de 139 anos aos novos desafios de inovação e sustentabilidade.

Também poderíamos falar das tecnologias de ponta apresentadas durante a Exposibram’2015, um evento que mais uma vez demonstrou como a mineração brasileira tem se empenhado em uma trajetória contínua de desenvolvimento e eficiência.

Em que pesem essas boas notícias, cabe aqui expressar, o quanto antes, nossa solidariedade às vítimas do acidente ocorrido nas barragens de Fundão e Santarém, na Mina de Germano, em Bento Rodrigues, distrito de Mariana (MG), em 5 de novembro último. As causas da tragédia não estão esclarecidas, inclusive porque há outras prioridades a serem tratadas no momento. Como a busca por desaparecidos, a assistência aos desabrigados, a contenção dos riscos ao desabastecimento de água, a limpeza da lama e a remoção dos escombros.

No entanto, sabe-se que as duas estruturas rompidas possuíam Licença de Operação concedida pela Superintendência Regional de Regularização Ambiental (SUPRAM), órgão que as fiscalizou em julho último atestando suas condições de segurança. Sabe-se também do histórico da Samarco, pautado pelo compromisso com a sustentabilidade de suas operações. Até por esses fatos, espera-se a apuração ampla e irrestrita das causas do acidente. Há algo de muito errado quando uma obra de engenharia torna-se um risco imponderável, imprevisível e tão lastimável assim.

Tébis Oliveira Editora de Meio Ambiente e Novos Projetos

tebis@inthemine.com.br

 

 

 

Nesta edição:

GEOQUÍMICA CPRM inicia liberação de dados digitais, com amostras do do Quadrilátero

ECONOMIA Perfil, potencial e perspectivas da mineração em Goiás

EMPRESAS Haver & Boecker e Hazemag Minerals: cooperação em soluções de britagem

BIOLIXIVIAÇÃO Alternativa para aproveitamento de minérios marginais, polimetálicos e

de baixo teor

EXPOSIBRAM Novidades nos estandes e nos corredores da feira em BH

ANUÁRIO DA MINERAÇÃO REGIONAL

Os principais projetos minerais de Norte a Sul do país, região por região, e sua fase de desenvolvimento atual. Levantamento destaca o aumento de aquisições por empresas internacionais e processos de implantação, ramp up ou produção com início ainda este ano ou no decorrer de 2016

PERSONALIDADE

Issamu Endo tem uma trajetória de 35 anos na Escola de Minas, da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP (MG) e desde 2013 é seu diretor. Ele já estruturou a área administrativa e agora reformula o planejamento estratégico. Os passos seguintes são a modernização curricular, a implantação de técnicas inovadoras de ensino e aprendizagem e a melhoria da infraestrutura física e laboratorial. Nesta entrevista exclusiva a In The Mine, ele fala do Plano Diretor da Escola Minas para o decênio 2015-2025, que detectou a necessidade de nada menos que 56 novos laboratórios, a intensificação do modelo pedagógico de estudos em campo difundido por Gorceix. Endo assegura aos vestibulandos deste ano que encontrarão ali uma Escola “que olha para o futuro sem esquecer a tradição”.

 

E mais: 

PROSPECÇÃO Alto teor de ouro em Juruena

MINEAGENDA Seminário de Terras Raras, no Rio

GEOLOGIA Drone Show: novas opções de VANTs

MINE MARKET Metso: linha Faço para fertilizantes

LEGISLAÇÃO Rejeitos e estéreis no direito brasileiro

EMPRESAS Mercúrio confirma fábrica em Marabá

MINEINSIGHT Prospectos para investimento

PERFIL Operadores de equipamentos

GUIA ITM Produtos e serviços para mineração

GALERIA O parque da ardósia galesa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.