Fabricante de redutores de velocidade de grande porte para a mineração, a Zanini Renk voltou à Exposibram este ano depois da ausência em 2023, trazendo um portifólio diferenciado de novos produtos. “A feira foi extremamente proveitosa, conseguimos rever grandes clientes. Foi uma oportunidade ímpar para estreitar relacionamentos e também conhecer novos clientes. Certamente estaremos de volta em 2025”, diz o gerente de unidade de negócios, Antônio Cabral (foto).
Empresa de origem alemã, há mais de 50 anos no Brasil, a Zanini fornece soluções em produtos e manutenção para todo o tipo de movimentação pesada na planta mineral: esteiras transportadoras, rodas de caçamba, detonadoras de minério e moinhos verticais e horizontais, entre outros. “Oferecemos um produto premium, em que todos os processos são feitos na nossa empresa. Isso nos ajuda a manter o controle de qualidade ao longo de todo o processo”, conta o gerente. A Zanini possui as certificações ISO 9001 e ISO 14000.
Sediada em Cravinhos, com outra unidade em Sertãozinho, ambas no interior paulista, a empresa atende todas as regiões do Brasil, a América Latina e também os EUA. O mercado norte-americano tem se mostrado promissor, de acordo com Cabral. “Esse ano abrimos nossa primeira filial lá. Somos uma empresa brasileira que exporta tecnologia para o mundo, metade do nosso faturamento vem hoje da exportação.”
A desaceleração do mercado este ano, se travou a realização de grandes projetos no setor mineral, não impediu o crescimento de outros setores, que vão ao encontro das demandas atendidas pela Zanini. “Na outra ponta, o setor de manutenção tem crescido ano a ano, por isso temos registrado um crescimento de 15 a 20% a cada ano”, observou o gerente.
Texto e fotos: Paulo Bastos Boa Nova