Reunindo autoridades públicas, representantes da Embaixada e Consulados do Brasil e China e da Associação de Empresas Chinesas (ABEC), além de clientes, fornecedores, dealers e de seu presidente para a América Latina e Brasil e diretoria, a XCMG celebrou, em 06 de junho, os 10 anos de fundação de sua fábrica no país. O evento foi realizado na sede da planta industrial, em Pouso Alegre (MG) e contou com o lançamento da pá-carregadeira XC958BR, da classe de 20 t, o equipamento de número 23.456 produzido na unidade desde o início de sua operação, em 2014.
A fábrica possui uma área construída de mais de 1 milhão m2, sendo a maior fora da China, e emprega mais de 1.000 funcionários brasileiros na produção de máquinas para os setores de construção e mineração. Sua implantação, em 2012, recebeu investimentos de US$ 300 milhões. “Os aportes na fábrica e produção local, aliados aos 10 anos de esforços em sua consolidação, resultaram num caminho de desenvolvimento de alta qualidade, num período em que passamos da importação de produtos para a exportação de capital. O Brasil é peça fundamental no propósito do grupo XCMG de alcançar a liderança mundial, sempre alicerçado no aprimoramento tecnológico, valores e objetivos muito bem definidos”, afirmou Li Hanguang, presidente da XCMG Brasil.
Crescimento
“Importante ressaltar que nesses 10 anos de atuação no país, a empresa contribuiu para o desenvolvimento municipal e regional através do recolhimento de impostos e geração de mais de mil empregos diretos e 300 indiretos”, lembrou a diretora de Novos Negócios da XCMG Brasil, Amanda Machado.
Já o diretor comercial Renato Torres, reforçou a posição da subsidiária como líder na fabricação de máquinas pesadas: “A fábrica no Brasil é a maior base do grupo no exterior, no que diz respeito a máquinas para o setor de construção e faturamento e, após crescimentos contínuos ano após ano, devemos continuar nessa liderança”, finalizou.
Em novembro de 2023 foi inaugurado o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da fabricante, com investimentos de R$ 270 milhões e objetivo de aumentar a adequação das máquinas aos mercados nacional e latino-americano, colaborando tecnologicamente para o desenvolvimento de novos modelos.
Grande porte
Na linha de máquinas para mineração da XCMG Brasil destacam-se os caminhões off road XDE130 (capacidade de 120 t) e XDR100 (158 t) e a escavadeira XE1350, da classe de 121 t, desenvolvidos para operações mais exigentes e robustas.
O caminhão XDE130 diesel-elétrico, com opções de caçambas entre 68 m³ e 73 m³, pode ser equipado com motor Cummins KTA38 ou MTU 16V2000C66 e conta com os seguintes itens de segurança: controle de peso, cabine ROPS e FOPS, “Eyes Bird” (visão total de 360 graus), sensor de fadiga do operador e sistema de condições da via. Destaque para tecnologias como o ESC – Electronic Stability Control -, controle de estabilidade eletrônica capaz de controlar e distribuir a pressão nas diferentes rodas do veículo.
Já o modelo XDR100 tem caçamba de até 60 m³, motor Cummins QST30, de 783 kW de potência, e transmissão Alisson H8610 AR. Entre os itens de segurança estão a cabine ROPS e FOPS, o freio retarder e extintores de incêndio, além de fácil acesso para manutenção e sistema de indicação de carga externo, através de luzes, para evitar sobrecarregamento.
A escavadeira XE1350 é equipada com motor Cummins QSK23, de 567 kW de potência e bomba Kawasaki, que torna mais eficiente seu desempenho hidráulico. Sua estrutura tem design focado no operador, apresentando chassis em formato de “X” e braço e lança heavy duty, com reforços internos, que lhe dão durabilidade e resistência em condições severas. De baixo consumo de combustível, conta com um assento “antifadiga”, painel touchscreen para controle intuitivo das funções e caçamba com capacidade de 8 m³.
A linha de mineração conta com duas unidades exclusivas de suporte em em Contagem (MG) e Parauapebas (PA).