XCMG: MODELOS MAIS VENDIDOS E CAMINHÃO-TANQUE ELÉTRICO

XCMG: MODELOS MAIS VENDIDOS E CAMINHÃO-TANQUE ELÉTRICO

A XCMG trouxe para seu estande na Exposibram 2024 a motoniveladora GR3505, o caminhão off road XGA590 e a escavadeira XE950. Os equipamentos, segundo Amanda Machado, diretora comercial de Mineração da fabricante, são os carros-chefes de vendas da empresa para mineradoras no Brasil. Além deles, foi lançado um caminhão-tanque totalmente elétrico, com capacidade de 25 mil l, uma parceria com a Impacto Implementos e Máquinas, que produz o reservatório de água.

Amanda XCMG- Exposibram
Amanda Machado à frente da motoniveladora GR 3505

“A motoniveladora GR3505 está presente em grandes mineradoras do Brasil em razão de seu custo-benefício, com um diferencial financeiro bastante significativo, tanto em termos de CAPEX quanto de OPEX – custo de aquisição, performance e consumo de combustível -, em comparação a modelos de marcas tradicionais”, explica Amanda. Já o caminhão XGA590, de 60 t, tem sido uma opção para mineradoras de médio e pequeno porte.

“São empresas que ainda não demandam um equipamento de 100 t e que podem otimizar sua frota de transporte, substituindo caminhões rodoviários tradicionais com um modelo de maior capacidade de carga, ganhando em produtividade e economia de combustível. Tanto que já possui algumas centenas de unidades operando no país”, justifica a diretora. Segundo ela, também a demanda pela escavadeira XE950, de 95 t, tem aumentado junto a mineradoras menores que trabalhavam com máquinas de menor porte, por seus resultados de eficiência.

Caminhao tanque-XCMG
Caminhão-tanque com capacidade de 25 mil l

Por sua vez, o novo caminhão-tanque, primeiro modelo totalmente elétrico, é montado sobre um caminhão rodoviário e é uma grande aposta da XCMG para atender à demanda por produtos movidos pelas chamadas fontes de energia “limpa”, que reduzem ou eliminam a geração de poluentes. “Em razão de sua aplicação, os caminhões-pipa trafegam em baixas velocidades, com baixo consumo de energia, o que viabiliza o modelo elétrico, reduzindo a pegada de carbono do equipamento”, diz Amanda, antecipando que está para ser lançado um modelo com capacidade para 50 mil l nos próximos dias.

Perspectivas

A executiva garante que o volume de vendas da XCMG para o setor de mineração já cresceu mais de 100% neste ano, em relação ao registrado em 2023, e que a perspectiva é duplicar esse resultado até o final de 2024. Um desempenho que, segundo ela, também é resultado da estruturação de uma rede nacional de suporte ao produto pela fabricante, com filiais nas principais áreas de mineração – caso das unidades mais antigas, em Contagem (MG), Parauapebas e Canaã dos Carajás (PA), e das novas em Viana (ES) e Catalão (GO), além de Lincs (Lojas in Company). As Lincs estão instaladas em mineradoras que necessitam de uma logística diferenciada, contando com um estoque estratégico de peças e componentes além de funcionários especializados em serviços de operação e manutenção. Amanda reforça que a XCMG não atua na área de locação de equipamentos, realizando suas vendas para empresas dedicadas a essa área de negócios ou diretamente para mineradoras.

Especificamente na Exposibram, os números de vendas e fechamento de negócios que já estavam em andamento, com condições especiais exclusivas, já eram bastante promissores até o terceiro dia da feira, quando esta entrevista foi realizada. “São resultados realmente satisfatórios, que nos surpreenderam de forma muito positiva”, afirma a diretora.

XCMG Exposibram 2024
Escavadeira XE950, de 95 t

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.