Com a aquisição da norte-americana Trio Engineered Products, em outubro de 2014, a Weir Minerals incorporou uma linha de equipamentos de britagem e classificação ao seu portfólio de produtos para processamento mineral. Esses equipamentos já são oferecidos no pela empresa que, inclusive, conta com algumas unidades comercializadas no Brasil. Ela já vendeu dois britadores para pedreiras, sendo um de mandíbulas e outro cônico, além de dispor de um conjunto de britagem móvel em operação em uma mina de ferro do quadrilátero ferrífero, em Minas Gerais.
A linha inclui britadores de mandíbulas de até 2,00×1,5 m de abertura de boca, bem como modelos cônicos de até 800 HP e britadores de impacto, vertical ou horizontal. Ela conta ainda com diversos modelos de peneiras, além de alimentadores vibratórios, lavadores de materiais finos e grossos e britadores sobre esteiras ou sobre carretas. “Eles são fabricados na unidade da Trio na China, o que confere competitividade a esses equipamentos”, avalia Israel Aguiar Leite, gerente de desenvolvimento da Weir. Os equipamentos foram apresentados em primeira mão ao mercado brasileiro durante a M&T Expo 2015.
Segundo Pedro Roberto Stefanini, supervisor de vendas responsável por essa linha de produtos, a empresa já desenvolveu junto a fundições locais a produção dos materiais de desgaste necessários à operação dos equipamentos. Para atender às grandes mineradoras, a Weir promoveu uma remodelação em sua unidade Jundiaí (SP), com a preparação de estoque de peças de reposição e técnicos treinados para o suporte aos usuários da marca. O atendimento às pequenas mineradoras, entretanto, será regionalizado, com a nomeação de representantes em diferentes pontos do país.