Destaque na implementação e expansão de programas de diversidade e inclusão nas unidades da Equinox Gold no Brasil, a vice-presidente de Finanças e Administração, Angela Vasconcelos, foi indicada como uma das 100 mulheres mais inspiradoras da mineração no mundo.
A 5ª edição da lista “100 Global Inspirational Women in Mining” acaba de ser publicada pela organização sem fins lucrativos Women in Mining UK (WIM). A premiação é bianual e, em 2022, recebeu 915 indicações para 491 mulheres em mineração de 61 países. Além de Angela, outras quatro executivas brasileiras estão na relação: Maria de Lourdes Bahia (vice-presidente da M&M Brasil); Patrícia Procópio (diretora Latam de Planejamento, Inovação e ESG da Hexagon Mining); Jamile Cruz (fundadora e CEO da I&D 101); e Rafaela Baldi Fernandes (diretora de Engenharia Geotécnica do Instituto Brasil).
Entre os critérios para a escolha das WIM 100, estão ser pioneira e liderar mudanças positivas e impactantes para que o setor opere de forma mais segura, sustentável e inclusiva, além de manter o compromisso de defender e capacitar as mulheres que trabalham na indústria de mineração, demonstrando perseverança diante da adversidade e determinação para a solução dos desafios.
“Ganhar esse prêmio é uma grande honra, pois entendo ser um reconhecimento da minha atuação ao longo de 18 anos no mercado de mineração, para termos um segmento mais inclusivo e diverso. Acredito que esse prêmio poderá motivar outras mulheres a fazerem parte desse processo de mudança e trazer iniciativas para que elas possam também, um dia, ter essa oportunidade” destaca Angela.
Nos últimos anos, a executiva foi a responsável por implementar ações com foco na Diversidade e Inclusão (D&I), realizando um trabalho especial para tornar o processo de seleção mais justo e equitativo, sempre partindo do princípio de que a igualdade de gênero é fundamental e de que o aumento da participação feminina é primordial para o crescimento de qualquer corporação.
“O Brasil está assumindo a liderança, dentro da Equinox Gold, para desenvolver um programa específico de diversidade e inclusão. As demais regiões de atuação da empresa poderão, também, aproveitar essa experiência para elaborar estratégias de diversidade e inclusão que sejam aplicáveis às respectivas realidades”.
Um exemplo dos bons resultados alcançados pode ser observado na Mineração Santa Luz, unidade inaugurada na Bahia, em julho, com uma participação de 20% de mulheres no quadro de funcionários. A média do setor de mineração, atualmente, fica em torno de apenas 13%. A Equinox Gold também ampliou, em âmbito global, a representação de mulheres no Conselho de Administração de 11% para 22%, em 2021, e anunciou a expectativa de alcançar, pelo menos, 30% de participação feminina no Conselho até a assembleia anual de acionistas de 2023.
Nos últimos dois anos, a empresa ainda consolidou a adesão ao Programa de Igualdade de Gênero do Pacto Global das Nações Unidas e ao Women in Mining (WIM) Brasil, movimento de caráter internacional, que visa à ampliação e ao fortalecimento da participação feminina na mineração.
O objetivo de todas as ações é reforçar os compromissos com a execução de estratégias que estimulem ambientes de trabalho inclusivos, diversos e que incentivem a igualdade de gênero, especialmente nos cargos de liderança. “Parabéns à Angela Alves Vasconcelos! O WIM 100 é uma celebração das contribuições inspiradoras que as mulheres fazem à mineração, para que seja uma indústria mais segura, mais sustentável e mais forte para todos”, conclui a diretora geral da Women in Mining UK, Dra. Stacy Hope.
Leia entrevista de Angela Vasconcelos publicada na revista In The Mine