A Votorantim Cimentos e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae MT) lançaram nos dias 21 e 22 de novembro, nos municípios de Nobres e Cuiabá, respectivamente, o Programa de Encadeamento Produtivo. O objetivo é desenvolver e aprimorar as micro e pequenas empresas para que essas aperfeiçoem seus serviços para atender às demandas das grandes compradoras.
Foram convidados para o lançamento 80 fornecedores dos setores de comércio, indústria e serviços. Além dos gerentes de fábrica da Votorantim Cimentos de Nobres e de Cuiabá e de representantes do Sebrae MT, o evento também contou com a presença de representantes de cooperativa de crédito e de banco e autoridades dos poderes legislativo e executivo. Na ocasião, o gestor do Programa, Alexandre Cardoso Cavalcanti, e o gerente-geral da agência Sebrae de Lucas do Rio Verde, Rubens de Pinho Filho, apresentaram a iniciativa e as vantagens para os micro e pequenos empresários aderirem.
O Programa de Encadeamento Produtivo irá começar ainda em 2016, com Consultorias MEG – Modelo de Excelência em Gestão – que visa levantar o nível de competitividade das empresas. A partir de janeiro de 2017 serão realizadas oficinas participativas, nas que serão diagnosticadas as necessidades dos fornecedores. Estão previstos também seminários, palestras, missões técnicas e outras atividades que contribuam para agregar conhecimento aos participantes.
“As empresas que participam do Encadeamento Produtivo obtêm muitas informações para melhorarem a capacidade de gestão, proporcionando para as grandes empresas compradoras mais qualidade e agilidade na oferta de produtos e serviços. Isso movimenta a cadeia econômica local, beneficiando empresas e também a sociedade, com a geração de mais emprego, movimentação de recursos e impostos”, afirmou o gestor do Programa, Alexandre Cardoso Cavalcanti.
O facilitador do Programa da Votorantim Cimentos de Nobres, Vitor Possani, que também esteve presente no lançamento do Programa, disse que a iniciativa está em sintonia com os Pilares de Sustentabilidade da empresa, que tem entre as prioridades o engajamento comunitário. “Mais uma vez participamos do desenvolvimento das comunidades em que estamos inseridos, contribuindo com ações sólidas para impulsionar o dinamismo econômico e, consequentemente, o crescimento local e regional de forma consistente”, ressaltou.
As empresas que têm interesse em saber mais sobre o Programa de Encadeamento Produtivo podem entrar em contato com o Sebrae MT – Agência Lucas do Rio Verde, pelo telefone: (65) 3308-4491.