VOTORANTIM CIMENTOS LANÇA DESAFIO ENGEMIX OPEN INNOVATION

A Votorantim Cimentos lançou o Desafio Engemix Open Innovation com foco no desenvolvimento da indústria do concreto e no relacionamento com o cliente. A Engemix é a empresa da Votorantim Cimentos que oferece soluções em concreto para obras no Brasil. São dois os desafios propostos para o ecossistema de inovação: “Qualidade do concreto na obra” que busca projetos que detectem a qualidade do concreto fresco e endurecido no momento entregue na obra. E “Digitalização do fornecimento do concreto” que busca soluções para mensurar o volume de concreto fresco entregue.

O potencial de resolução dos desafios propostos será demonstrado via Provas de Conceito, no ambiente real de negócios da Engemix. Para participar do processo seletivo, os interessados devem ler o regulamento e preencher o formulário online até o dia 15 de agosto, por meio do site: http://www.votorantimcimentos.com.br/open-innovation/ .

Humberto Shida

“O open innovation viabiliza a cooperação entre diversos atores externos na busca por propostas assertivas, ágeis e que gerem melhorias concretas e duradouras. Por meio do programa, proporcionamos um ambiente inovador em que o nosso time, juntamente com startups, fornecedores, órgãos de governo, fundos de investimento, centros de pesquisa, universidades e outras indústrias, podem contribuir para transformar o setor”, afirmou , CIO de Tecnologia Global da Votorantim Cimentos.

Desafios – No atual mercado da construção, a ausência de uma tecnologia que comprove a qualidade do produto entregue na obra causa impacto no relacionamento entre indústrias e clientes. Também não existe uma ferramenta capaz de medir, no ato da entrega, a quantidade de concreto fornecido e aplicado.

Por ser um setor com elevado nível de informalidade, a consequência desta falta de comprovação coloca o cliente do concreto em uma posição desfavorecida. Há a insegurança por não ter uma garantia de que o concreto está dentro das características e quantidade contratadas, os riscos estruturais ou de durabilidade do concreto em consequência de um produto fora da especificação, e perda de produtividade provocada por retrabalho e custo extra quando não se comprova que o volume entregue é o mesmo adquirido.

Não há no mercado uma solução com pequena margem de erro e com tempo de resposta até 30 dias após a aplicação do concreto que seja capaz de determinar todas as características de qualidade do concreto pronto – fresco ou endurecido. Assim como também não há uma tecnologia que meça com precisão o volume de concreto no momento em que ele chega na obra.

Este é o 2º Ciclo Open Innovation realizado pela Votorantim Cimentos. Em 2017, foram lançados sete desafios ligados aos conceitos da Indústria 4.0. Ao todo, 107 startups se inscreveram e foram avaliadas por 93 profissionais de diversas áreas da companhia. Doze foram selecionadas e sete avançaram no processo com mentoria da Votorantim Cimentos, trabalhando em conjunto em busca de soluções personalizadas. A GeoInova, startup que se tornou fornecedora da empresa, propôs uma solução para gestão digital de território por meio de imagens de satélite de alta definição, aliadas a um sistema de inteligência artificial. Com isso, a empresa pode monitorar e gerenciar suas instalações, suas reservas minerais e o meio ambiente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.