Um Volvo FMX totalmente autônomo é o primeiro caminhão do mundo a ser testado em operações subterrâneas, na Mina de Kristineberg, no norte da Suécia. O caminhão autônomo é parte de um projeto para o desenvolvimento de tecnologias que visam aprimorar o fluxo de transporte e a segurança em minas. O modelo percorre um trajeto de sete quilômetros, alcançando uma profundidade de 1.320 metros nos estreitos túneis da mina.
“Este é o primeiro caminhão totalmente autônomo a operar em condições tão difíceis. É um verdadeiro desafio garantir que tudo opere milimetricamente certo a mais de 1.300 metros abaixo do solo,” diz Torbjörn Holmström, diretor executivo de Tecnologia do Grupo Volvo.
O vídeo “O primeiro caminhão autônomo do mundo em mina subterrânea” mostra as oportunidades que se abrem com o uso dos caminhões autônomos. O vídeo foi filmado nas duras condições operacionais da Mina de Kristineberg, há 100 quilômetros de Arvidsjaur no norte da Suécia. No filme, Torbjörn Holmström mostra o quanto o caminhão é seguro. O executivo não hesita em ficar no caminho, no meio da galeria da mina, com o caminhão se aproximando. “Independentemente do tipo de veículo que desenvolvermos, a segurança sempre é nossa principal preocupação e isso também se aplica a veículos autônomos. Eu tinha certeza que o caminhão pararia, mas é claro que senti um frio na barriga até o caminhão aplicar os freios”, conta.
O caminhão totalmente autônomo que assume o papel principal no filme é um Volvo FMX. Usando vários sensores, o veículo monitora continuamente o ambiente à sua volta e evita tanto obstáculos fixos quanto em movimento. Ao mesmo tempo, um sistema de transporte a bordo coleta dados com a finalidade de otimizar e coordenar a rota e o consumo de combustível. O caminhão faz parte de um projeto de desenvolvimento de tecnologias que visam aprimorar o fluxo de transporte e a segurança em minas, e está sendo testado em condições reais pela primeira vez.
Desenvolvimento
A Volvo Trucks está dando mais um passo importante no desenvolvimento de veículos autônomos. No próximo um ano e meio, o Volvo FMX estará sendo testado em operações regulares na mina de Boliden, em Kristineberg, norte da Suécia. A meta é estudar como essa tecnologia pode contribuir para transportes seguros e produtivos em áreas de aplicação severas com limitações geográficas.
“Através de nossa cooperação com Boliden, o desenvolvimento de veículos autônomos está entrando em uma nova fase. Esta é a primeira vez que veículos autônomos estão sendo testados em operações regulares subterrâneas, e os resultados proporcionarão insumos valiosos para nossa missão permanente de transformar descobertas técnicas em benefícios práticos para clientes,” explica Claes Nilsson, presidente da Volvo Trucks.
Quando a Volvo Trucks apresentou o Volvo FMX autônomo no primeiro semestre deste ano, houve um interesse considerável na indústria. O projeto de pesquisa e desenvolvimento do qual esse caminhão faz parte revela que caminhões autônomos podem proporcionar uma contribuição significativa para o aumento da eficiência e da produtividade dos transportes. Em especial em minas, portos e outros ambientes controlados com restrições geográficas e alta proporção de direção repetitiva.
Os testes da tecnologia autônoma em uma operação real serão realizados na mina Boliden em Kristineberg no norte da Suécia. No próximo ano, a operação crescerá gradualmente para incluir outros três veículos.
Os veículos usados nas minas são caminhões Volvo FMX de série equipados com a nova funcionalidade. O modelo é equipado com um sistema que incorpora sensores de radar/laser. Este sistema é inicialmente usado para monitor a geometria da mina e gerar um mapa da rota que o caminhão deve cobrir. A informação coletada será então usada para regular a direção, a velocidade e as trocas de marchas do veículo. A cada nova viagem, os sensores voltam a escanear a área em volta do caminhão e continuar otimizando tanto a operação quanto a rota.
Logística otimizada para melhor produtividade
A tecnologia usada nos caminhões autônomos possibilita otimizar a logística na mina de forma totalmente diferente da atual. Os caminhões operam sem parar e, graças ao planejamento preciso das rotas e da velocidade constante, não há congestionamento, o que possibilita reduzir os tempos de carga e descarga. Durante as operações de detonação, os motoristas normalmente aguardam até que a galeria da mina seja ventilada antes de poder carregar o minério, mas com caminhões autônomos, essa limitação desaparece. Isto significa que cada caminhão pode ser usado de forma mais eficiente e realizar mais percursos de carga e descarga no mesmo período de tempo. Os veículos passam a fazer parte do sistema geral de produção da mina. Um fluxo menos conturbado de transporte a velocidades constantes também resultam em um menor consume de combustível e desgaste do equipamento.
Caminhões autônomos precisam ser, no mínimo, tão seguros e confiáveis quanto os com motoristas. Caso surja um obstáculo próximo ao caminhão, o veículo para automaticamente e a central de gestão do transporte é alertada. Dos seis sensores que compõem o sistema, dois estão permanentemente monitorando a área em volta do caminhão. Caso haja uma falha no sistema dos caminhões, eles podem ser operados remotamente da central de gestão de transporte.
Caminhões autônomos
Testes envolvendo veículos autônomos estão entre os diferentes projetos de pesquisa e desenvolvimento estudados pela Volvo com a finalidade de deixar os caminhões mais ativos. Vários sistemas encontrados atualmente nos caminhões da Volvo Trucks, como o controle de velocidade automático (automatic cruise control – ACC), trabalham nesta mesma direção. Graças ao ritmo acelerado do desenvolvimento tecnológico de hoje, o mercado deverá ver cada vez mais soluções que oferecem níveis crescentes de suporte ao motorista. Caminhões autônomos podem gradualmente se tornar complementos importantes em operações de mineração, por exemplo, mas para transportes em vias públicas, os motoristas continuarão a desempenhar um papel importante.