A Volvo realizou um evento para a comemoração dos 20 anos da linha de caminhões FH no Brasil e aproveitou para lançar uma série comemorativa especial. O novo modelo chega com opções de motorização de 420, 460, 500 e 540 cv. Possui ainda cabine alta, bancos e volante em couro, caixa de câmbio eletrônica I-Shift, sensor de chuva, climatizador, suspensão a ar na cabine, anel nas rodas dianteiras.
Breve histórico
O FH chegou ao Brasil em 1994, importado da Suécia. O caminhão de “cara chata” FH12 Globetrotter, com 380 cv, tinha cabine com aço de alta resistência (HSS) e altura interna de 1,95 m. Foi uma verdadeira revolução para o mercado, que viu a primeira chegada de um caminhão pesado com motor totalmente eletrônico, de quatro válvulas e alto rendimento. Em 1998, a Volvo começou a produzir em sua planta de Curitiba (PR) a linha FH e inseriu o Air Bag pela primeira vez nos veículos, basicamente 4×2.
No ano seguinte, houve uma diversificação para modelos 6×2, 6×4, cavalos mecânicos, entre outros, além da implantação de computador de bordo central. Em 2003, foi lançado o “caminhão chinesinho”, com motor mais potente, chegando até a 460 cv. Três anos depois, os novos trem de força e motor D13A possibilitaram potência de até 520 cv, fazendo do modelo FH 440 6×2 o caminhão mais vendido no Brasil por bastante tempo. Já em 2009, foram implantados dispositivos de segurança, como ACC, SCS, ABS, sensor de ponto cego e de nível de sonolência do motorista, entre outros. A última novidade havia sido apresentada dois anos atrás, com a linha Euro 5 e redução de gases poluentes, que ainda se mantém bastante competitiva no mercado.
A linha FH é comercializada em mais de 180 países e se destaca por ser o caminhão pesado mais procurado e vendido no Brasil. Uma quantidade superior a 85 mil unidades já foi emplacada em todo o País.