A Anglo American finalizou a seleção dos novos projetos aprovados via Edital Social. Ao todo, 17 iniciativas foram selecionadas (11 no Minas-Rio, produção de minério de ferro da companhia em Minas Gerais, e seis nas operações de Níquel, em Goiás). Abertas à participação popular, as ações serão executadas até o fim de 2022, visando beneficiar cerca de 2 mil pessoas.
Os investimentos nessa nova etapa do edital somam cerca de R$ 930 mil. Entre 2018 e 2021, cerca de R$ 1,8 milhão foram investidos pela Anglo American, via Editais de Projetos Sociais, nas comunidades que acolhem seus empreendimentos.
Com isso, os municípios que acolhem as operações da companhia em Minas Gerais e Goiás receberão atividades voltadas para áreas como educação, geração de renda, esportes, meio ambiente, inclusão social e qualidade de vida. Segundo Daniel Tito Guimarães, gerente de Performance Institucional da Anglo American, os Editais de Projetos Sociais são uma importante ferramenta para apoiar pessoas e instituições das comunidades na elaboração e execução de projetos próprios.
“Visamos sempre sustentabilidade, inclusão, desenvolvimento dos territórios, e, de maneira geral, geração de benefícios, oportunidades, emprego e renda para a população local. Os investimentos estão atrelados ao propósito da empresa de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas.
Conheça os projetos aprovados:
Minas Gerais
- Alvorada de Minas
— Projeto Maria’s Costureiras: atenderá jovens e mulheres que estejam em situação de vulnerabilidade social no sentido de desenvolver habilidades que possam gerar renda extra ou até mesmo ser principal fonte de renda familiar. As candidatas devem ser residentes no município. A iniciativa promove a inclusão social por meio do acesso à formação profissional nos cursos de artesanato e costura.
— Projeto Sesi Ginástica Ativa: visa melhoria na qualidade de vida de idosos por meio da realização de sessões de ginástica funcional. A ideia é preparar o idoso para as atividades do dia-a-dia, auxiliando na prevenção a lesões, o que minimiza o surgimento de doenças crônicas como hipertensão, obesidade e diabetes. O resgate da capacidade funcional de cada indivíduo aumenta a autoestima e propicia o convívio social e em grupo de forma segura, seguindo protocolos de saúde e segurança.
- Conceição do Mato Dentro
— Projeto Ecopedagogia – Formando Educadores para Sustentabilidade: visa formar professores da rede municipal para a sustentabilidade por meio do ensino da permacultura – planejamento e execução de espaços sustentáveis, trabalhando a favor, e não contra a natureza. A iniciativa apresenta, de forma prática, diversas sugestões de atividades envolvendo essa temática, o que possibilita conexão com os conceitos presentes nos conteúdos de ciências e diferentes áreas do conhecimento, de modo a contribuir para a construção de um projeto multidisciplinar e integrador nas escolas.
— Projeto Cultivar – Cultivando Cogumelos: fomentar a estruturação da cadeia produtiva do shimeji branco por meio da construção de casas de cultivo, fornecimento de insumos e escoamento da produção coletiva. A proposta visa ainda um ciclo sustentável no descarte de resíduos da produção.
— Projeto Mulheres Empreendedoras: apoiar mulheres em situação de vulnerabilidade social, por meio de capacitações para viabilizar uma fonte de renda complementar para suas famílias e o melhor aproveitamento de alimentos. O projeto prevê ainda a criação de espaços de comercialização dos produtos com os atores locais, mentorias e acompanhamento do desenvolvimento da linha de produção das mulheres que participarem das capacitações.
- Congonhas do Norte
— Projeto Sempre Viva Congonhas do Norte – Nossos Saberes e Sabores: busca valorizar e preservar o patrimônio imaterial histórico e cultural de Congonhas do Norte, promovendo um registro que resguarde a história e os saberes de seu povo, além da produção de material de divulgação da cidade como destino turístico.
— Projeto Germinar – Florescimento da Autonomia das Mulheres da Comunidade de Extrema: busca propiciar geração de renda para as mulheres da comunidade, por meio da produção de mudas para o reflorestamento de empresas do setor de mineração, fomentando a qualidade de vida, a equidade social e de gênero.
— Projeto Cultural – Manutenção da Dança “Marujeira” e Foliões de Congonhas do Norte: instrumentalizar os grupos folclóricos religiosos de Congonhas do Norte com o necessário para suas apresentações, de modo a manter viva a identidade e a memória cultural local.
- Dom Joaquim
— Projeto de Futsal Masculino e Feminino Independentes: tem o objetivo de ofertar prática esportiva saudável e monitorada por profissionais qualificados, preenchendo o tempo ocioso das crianças, adolescentes, jovens e adultos.
- Santo Antônio do Grama
— Educação em Desenvolvimento: busca capacitar profissionais da educação pública municipal no intuito de implementar potencialização de ações educacionais, viabilizando progresso no processo de ensino-aprendizagem.
- Serro
— Oficinas Bem Criar – Aprendizado e Geração de Renda nas Comunidades Quilombolas do Serro: busca contribuir para a inclusão social e econômica por meio da capacitação em ofícios que promovam a geração de trabalho e renda entre mulheres e jovens. Realização de oficinas de capacitação em Marcenaria, Costura e Impressão Botânica nas comunidades.
Goiás
- Barro Alto
— Projeto Águia: tem o objetivo de desenvolver o exercício da cidadania e inclusão social, por meio da prática paradesportiva do basquete em cadeira de rodas para pessoas com deficiência física do município de Barro Alto e distritos vizinhos.
— Projeto Banda de Percussão Batuqueira: tem como objetivo dar continuidade ao processo de inclusão social e de desenvolvimento de práticas interdisciplinares e de promoção ao exercício de cidadania para crianças e jovens de Barro Alto, por intermédio de aulas de músicas com instrumentos de percussão e violão.
— Projeto Camerata de Violões: visa promover o desenvolvimento sociocultural de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, por meio do ensino musical, atendimento pedagógico e psicossocial.
— Projeto Livros em Ação: tem por objetivo tornar a literatura uma potente ferramenta para a melhoria do desenvolvimento individual escolar de cada criança, mediante a equipagem de uma biblioteca e de acervos de livros da Escola Municipal Rodrigo Aparecido do distrito de Souzalândia, e capacitação dos professores para o desenvolvimento de atividades lúdicas.
- Niquelândia
— Projeto Pequenos Detalhes, Grande Diferença – Um Olhar Especial para a APAE: qualificar e ampliar o atendimento aos usuários com deficiência intelectual e múltipla da APAE de Niquelândia, por meio da equipagem e melhoria dos espaços para ampliação, manutenção e estimulação das capacidades funcionais e cognitivas dos assistidos.
— Projeto Entrelaçadas: prevê a construção de um espaço para produção de peças de costura e a capacitação em técnicas de costura, com vistas ao fortalecimento de mulheres que são mães/responsáveis solo, visando geração de renda e empreendedorismo.