A Vale e a empresa australiana Iluka Resources assinaram um acordo para a criação de uma joint-venture. A negociação foi fechada de ontem para hoje e visa pesquisas e o futuro desenvolvimento de uma jazida de titânio, localizada no estado de Minas Gerais.
Durante a primeira fase de estudos, serão realizadas análises geológicas, com sondagens e prospecções inclusas, além de uma avaliação de mercado global, compreendendo custos e onde estão as maiores necessidades do minério. Essa primeira etapa, que tem ainda programada a criação de uma “planta-piloto”, deve durar cerca de um ano e três meses.
Caso o projeto avance nesse período, a joint-venture já planeja a construção da planta-piloto e, eventualmente, de uma planta em escala comercial. “A participação da Iluka proporciona à empresa a participação num dos maiores depósitos minerais de titânio não desenvolvidos”, afirma David Robb, diretor da companhia.
Enquanto a Vale apresenta um conhecimento gigantesco no setor de minério de ferro, a Iluka agrega com know-how em mineração de areia.