O CTG – Comitê Técnico de Geossintéticos da ABINT (Associação Brasileira das Indústrias de Nãotecidos e Tecidos Técnicos) alerta sobre o risco de utilizar geossintéticos fora das normas. Geotêxteis, geomantas, geogrelhas, georedes, geomembrana, geocélulas, GCL ou geotubos, são cada vez mais utilizados Porém, quando mal especificados, sem a qualidade exigida ou mal instalados, resultam em problemas de grandes proporções.
Essas aplicações são amplamente usadas para o agronegócio, obras de infraestrutura, viárias e rodoviárias, mineração, saneamento básico, aterro, entre outros setores. Assim, o conhecimento sobre o projeto, o tipo de obra, a instalação e capacidade de cada material utilizado implicam diretamente resultado final. Itens fora de norma podem ocasionar queda de barragens, contaminação de solos, deslizamentos, infiltrações e vazamentos.
Em maio de 2013, foi publicada a Norma ABNT ISO 10320, sobre os geotêxteis e produtos correlatos e sua identificação na obra. Essa norma exige parâmetros mínimos para que um geossintético possa ser comercializado no mercado, ou seja, permite que o usuário possa identificar na obra o produto recebido.
Segundo Fabricio Zambotto, coordenador do CTG, um dos trabalhos do comitê é difundir a aplicação dessa norma para projetistas, compradores, engenheiros e a própria fiscalização. “O objetivo é que esses profissionais possam controlar o material que é usado, além de garantir sua instalação adequada e a eficácia do projeto”, conta Zambotto.
Para reforçar ainda mais a importância da normatização do setor, o CTG ABINT criou a cartilha “Recomendações sobre o Uso de Geotêxteis em Obras”. “O material visa assegurar a plena qualidade dos produtos aplicados e auxiliar o mercado a bem especificar, comprar, receber e fiscalizar a aplicação dos geotêxteis nas obras, de forma correta”, conta Zambotto.
Bom dia tem algum material de apoio a fiscalização de obras com aplicação de geossintéticos, com referência a utilização e interpretação adequada da norma ABNT 16199 de 2020.
Olá Wanderson, sugerimos que você entre em contato diretamente com a ABINT
11 3032 3015
11 3823 6087
abint@abint.org.br