Com a retomada da produção no alto-forno 3 da usina de Tubarão, localizada no município de Serra (ES), a ArcelorMittal espera que essa unidade volte a operar a plena capacidade até meados de agosto. Parado desde o fim de 2012, o alto-forno 3 passou por reforma e foi religado há uma semana, tendo capacidade para produzir 2,8 milhões de t/ano de aço.
A produção da usina, entretanto, que tem capacidade instalada para 7,5 milhões de t/ano, havia sido reduzida desde 2008, quando a crise econômica mundial afetou seus níveis de exportação de aço. Desde então, a siderúrgica vem intercalando reformas nos alto-fornos, à espera de uma recuperação do mercado internacional. Parte da produção do alto-forno 3 será destinada a uma laminadora do Alabama, nos Estados Unidos, que a ArcelorMittal adquiriu da ThyssenKrupp em parceria com as japonesas Nippon Steel e Sumitomo.
Segundo a empresa, a retomada da produção ajudará a diluir os custos fixos da usina. Maior produtora de aços longos e planos da América Latina, ela opera a siderúrgica desde 2005 com enfoque em produtos semi-acabados para laminação.