Desde 2013, Simara Consolação da Costa, de 32 anos, vem inovando a forma de atuação na mineração. Neste ano, com firmeza e obstinação, a mineira assumiu desafios que a destacaram. E a transformaram na primeira mecânica de manutenção da unidade de Miraí (MG), da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA). Antes disso, trabalhou como auxiliar de laboratório – onde também foi pioneira – e operadora de beneficiamento. Desse modo, criou uma trajetória inspiradora para mulheres que também almejam carreira no setor.
É um cargo tradicionalmente ocupado por homens, com trabalhos braçais de conserto de equipamentos e de coleta de vibração. Simara conta que, no início, sentiu uma onda de olhares de desconfiança. “Hoje me sinto acolhida! Aprendemos aos poucos que mecânica não é só força. E que consigo contribuir com ideias diferentes, ou um jeito de produzir diferente, que podem tornar o processo de todos muito mais fácil. Os meninos que trabalham comigo me apoiam muito e me ajudam sempre que preciso. Temos uma relação de respeito mútuo”, comentou.
Todo o know-how adquirido por Simara até hoje foi fruto de muito trabalho durante seu dia-a-dia na planta de beneficiamento. A experiência acumulada durante os 6 anos na CBA continua abrindo portas para o desenvolvimento da profissional, que sente a empresa também bastante aberta e engajada em aumentar a diversidade do quadro de empregados.
Dentre as iniciativas da organização neste sentido, estão melhorias na infraestrutura para a inclusão: “Por conta de a mina ser afastada, esse tipo de ação é essencial para que mais mulheres venham trabalhar com o minério, torna o cargo compatível com diversos perfis. Isso também é fundamental para que eu continue me desenvolvendo como ser humano e como mulher mineradora”.
Tenho um orgulho de ter você como minha amiga e companheira de trabalho. Tenho a certeza que você contribuiu muito para o meu crescimento profissional, deste que voltei de licença médica. E muito obrigado por ter sido minha madrinha me auxiliando em todos os campos, mas no principal que é a segurança, no procedimento da empresa para os funcionários que estão retornando e para os novos contratados . Continue sendo essa mulher guerreira, mas que não deixa seu doce lado feminino. Meus parabéns pelo seu sucesso. De seu amigo Carlindo!