UM PERITO EM RESERVAS E RECURSOS MINERAIS

UM PERITO EM RESERVAS E RECURSOS MINERAIS

Por: Tébis Oliveira (*)

Ele é hoje o diretor de Exploração e Projetos Minerais da Vale, onde entrou como geoestatístico há 25 anos. Desde então,  já participou de estudos que viabilizaram as minas S11D, Salobo, Sossego e Onça Puma, no Brasil, além de Moatize, em Moçambique. Mas, por hora, essa história impressionante fica adiada. O que nos interessa é sua militância, ainda como geólogo, em outra frente de luta da mineração brasileira.

Presidente da ADIMB (Agência para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral Brasileira) para o biênio 2016-2018, Edson dos Santos Correa Ribeiro foi eleito, em agosto passado, membro do Conselho Diretor da Comissão Brasileira de Reservas e Recursos Minerais (CBRR) e, no mês seguinte – setembro – secretário executivo da nova diretoria do CRIRSCO (Committee for Mineral Reserves International Reporting Standards).

Edson Ribeiro. Foto: Ricardo Teles

A CBRR, que Ribeiro ajudou a fundar, tem como um de seus principais objetivos registrar Profissionais Qualificados (Qualified Persons, na expressão em inglês) para assinar declarações públicas de resultados de exploração, recursos e reservas minerais no Brasil, seguindo padrões internacionais definidos pelo CRIRSCO. Com esse registro, geocientistas, geólogos e engenheiros ligados ao setor de mineração passam a ser vistos como peritos, ganham projeção no mercado e ampliam seu campo de atuação, entre outros benefícios. Apesar de tentadora, tal qualificação ainda não entusiasmou um grande número de profissionais. O que é uma questão de tempo diante de uma evolução irreversível.

Nesta entrevista exclusiva a In The Mine, o geólogo fala das ações e metas da CBRR e da importância de padronizar a classificação de recursos e reservas minerais para impulsionar o setor mineral brasileiro. Explica como será elaborado o Guia Brasileiro para Valoração de Direitos Minerários, que deve abrir as portas para o financiamento bancário de projetos minerais. Fala também dos avanços do novo marco regulatório do setor, da evolução e gargalos da pesquisa mineral e faz projeções otimistas para a indústria nacional de mineração. Voluntário do Grupo Escoteiro Nova Floresta, 139MG, onde acredita estar contribuindo para uma sociedade melhor, finaliza recomendando aos jovens geólogos a melhoria contínua como chave do sucesso e a comunicação com profissionais de outras áreas para evitar o isolamento.

Faça o download e leia na íntegra a entrevista publicada na edição 76 da revista In The Mine

(*) Tébis Oliveira é editora da Sustentabilidade e Novos Projetos da revista In The Mine

1 comentário em“UM PERITO EM RESERVAS E RECURSOS MINERAIS

  1. Boa Tarde:
    Há tempos procuro o contato do geólogo Edson dos Santos Correa Ribeiro. Trabalhei o grande prazer de trabalhar com ele, em São Félix do Xingu, no Pará, no período de 1987 a 1990, na área de Mineração . Lá eu trabalhava como coordenadora da Colégio “Anglo Americano”, do Rio de Janeiro, que prestava serviços educacionais para os filhos dos funcionários da Mineração.
    Durante o período que estivemos no Xingu, o contato do Geólogo Edson Ribeiro foi muito respeitoso e bastante amigo para comigo e as demais professoras da escola.
    Pensamos em procurá-lo para conversar sobre esse tempo do Xingu e rever antigos companheiros. Atualmente, moro em Sabará, MG
    Atenciosamente:
    Isabel Carlos de Barros
    Núcleo Psicopedagógico /Secretaria Municipal de Sabará/ MG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.