O Congresso Tocantinense de Engenharia e Mineração (Contem), que acontece entre os dias 13 e 16 de maio, no Centro Universitário Luterano da cidade de Palmas (TO), deve abordar os principais conceitos e novidades tecnológicas do setor de engenharia de minas. Com foco em inovação, o executivo da Metso, José Silvio Corsini, vai apresentar um dos seminários do evento.
O tema abordado por Corsini, que é Gerente de Tecnologia de Processos & Inovação no Brasil, será voltado a tecnologias e metodologias de processamento de minérios oferecidos pela PTI (Tecnologia de Processos & Inovação), divisão de consultoria global da Metso para os setores de mineração e construção. “Buscamos soluções para melhor desempenho dos ativos e redução de custos na operação dos clientes ao redor do mundo, inclusive com avançado laboratório de processo cominuitivo no Brasil”, afirma Corsini.
A palestra dele está agendada no Contem 2014, para o dia 15 de maio, das 10h20 às 11h, no Auditório Central Ceulpa/Ulbra. Além disso, o seminário abordará casos de sucesso da divisão em projetos de mineração, a exemplo da Antamina, complexo de extração mineral de cobre e zinco no Peru. Com os serviços de consultoria da divisão, a companhia peruana obteve um aumento de 25% na produtividade de moagem SAG (Moinho Semi-Autógeno). “É a etapa mais importante no processamento cominuitivo de minérios e a otimização forneceu esse ganho perene à operação da mina”, completa o engenheiro da Metso.