A thyssenkrupp inaugurou um Centro de Serviços para a indústria de mineração em Parauapebas (PA), marcando mais um passo na expansão da rede global da área de negócios Industrial Solutions. Cobrindo uma área de cerca de 11.500 m2, o Centro de Serviços oferece serviços de manutenção, reparo e serviços de campo adaptados às necessidades dos grandes complexos de mineração de Carajás. “Como parte de uma rede global, a unidade lucrará com a transferência de conhecimento e experiência e fornecerá serviços inovadores e de alta qualidade. Isso nos permite atender ainda melhor a crescente demanda de nossos clientes por serviços durante todo o ciclo de vida da planta”, garante Donald Weir, CEO da unidade de negócios Service da thyssenkrupp Industrial Solutions
Complementando a oferta de serviços oferecidos pelo Centro de Serviços em operação em Santa Luzia (MG) há três anos, o novo centro contará inicialmente com uma equipe local de profissionais especializados em serviços como inspeções, gerenciamento de paradas e assistência de emergência em caso de falha do equipamento. No futuro, sua oferta também incluirá a fabricação local e a manutenção de peças de reposição e desgaste para a indústria de mineração. Para isso, a unidade contará com máquinas modernas de fabricação e equipamentos de elevação de última geração. O novo Centro de Serviços deverá ser totalmente inaugurado em julho de 2018.
Os dois centros, em Santa Luzia e Carajás, prestam serviços para máquinas e equipamentos fabricados pela thyssenkrupp e por outros fabricantes. “Os tempos de resposta rápidos são um fator-chave de sucesso no setor de serviços. Por isso, estamos cada vez mais próximos de nossos clientes expandindo ainda mais nossas equipes e estruturas locais”, diz Paulo Alvarenga, CEO da thyssenkrupp para a América do Sul. “A América do Sul, e particularmente o Brasil, é um mercado de crescimento atraente para nós. Com um grande número de máquinas de mineração e facilities instaladas na região, temos uma boa base para o nosso negócio de serviços”.
“Para o nosso negócio de mineração, o novo Centro de Serviços é um marco significativo para intensificar ainda mais a parceria de sucesso com nossos clientes na região”, complementa Torsten Gerlach, CEO da unidade de negócios Mining Technologies da thyssenkrupp Industrial Solutions
Com a expansão de sua oferta de serviços na América do Sul, a thyssenkrupp continua sua estratégia de aumentar a participação de serviços em seus negócios de engenharia de plantas e se posicionar globalmente como um parceiro líder para clientes em diferentes setores. O portfólio de serviços abrange gerenciamento e fornecimento de peças sobressalentes e de desgaste, serviços de campo e de oficina, expansões e modernizações complexas, bem como operação e manutenção de planta.
Processamento mineral, da mina ao porto
Referência no fornecimento de soluções para extração, manuseio, estocagem e processamento de matéria-prima, a thyssenkrupp desenvolve para o setor de mineração equipamentos que podem ser aplicados em praticamente todas as fases da operação, da mina ao porto. No Brasil, a empresa possui uma base instalada de cerca de 350 equipamentos de mineração, tais como sistemas de britagem móvel e semimóvel, alimentadores metálicos e separadores, transportadores de correia, sistemas de carregamento de vagões, descarregamento e viradores de vagões. Desse total, 44 estão em operação na região de Carajás.
Exemplo disso é o sistema de britagem móvel para processamento e manuseio de minérios. Desenvolvido para reduzir custos operacionais, minimizar impactos ambientais e aumentar a segurança da operação em minas, essa solução possibilita que o material estéril e/ou o minério sejam transportados diretamente da lavra para a pilha de rejeito ou para a área de beneficiamento mineral, sem a utilização de caminhões para o transporte. A thyssenkrupp possui longa história de pioneirismo em sistemas contínuos de britagem totalmente móveis, aplicados na mineração a céu aberto.
Outras soluções compõem o portfólio de tecnologias que a thyssenkrupp tem fornecido para grandes projetos de mineração. A empresa foi responsável por desenvolver e implementar no Brasil um dos maiores sistemas de carregamento de vagões para minério de ferro do mundo, com capacidade nominal de 16.000 t/h. Totalmente automatizado, o equipamento elimina erros de operação humana e proporciona melhores resultados para o cliente.
A companhia também se consolidou como o principal fornecedor dos viradores de vagões utilizados em portos pelos quais as mineradoras fazem o escoamento dos minérios para os mercados consumidores. No Brasil, a empresa entregou mais de 80% dos viradores que entraram em operação na última década, com aplicação não só em mineração, mais em diversos outros segmentos industriais.