TESTES PARA AVALIAR POTENCIAL DA CLASSIFICAÇÃO DE MINÉRIOS

TESTES PARA AVALIAR POTENCIAL DA CLASSIFICAÇÃO DE MINÉRIOS

A rede global de Centros de Testes da TOMRA Mining fornece às empresas de mineração um recurso vital para tomar decisões fundamentadas sobre a classificação de minério baseada em sensores. Ao testar amostras de material em condições reais, as operações de mineração podem determinar se a classificação é uma solução viável para sua mina e identificar a tecnologia mais eficaz para seu minério específico.
No setor de mineração altamente competitivo, a eficiência, a sustentabilidade e a lucratividade dependem da otimização de cada estágio do processamento de minerais.

Os Centros de Testes da TOMRA Mining, localizados em Wedel (Alemanha) e Sydney (Austrália), permitem que as empresas de mineração realizem testes de desempenho em condições reais que reproduzem de perto as circunstâncias específicas do local e as capacidades operacionais de suas operações. Isso proporciona uma compreensão clara de como a tecnologia de classificação funcionará depois de implementada, oferecendo percepções mais profundas sobre a capacidade de classificação do minério.

Ele ajuda a identificar a solução de classificação mais adequada – transmissão de raios X (XRT), laser, cor, infravermelho próximo (NIR) ou eletromagnética – e simula os resultados que podem ser obtidos no local em condições operacionais reais. Um terceiro Centro de Testes em Johanesburgo (África do Sul) é capaz de fornecer suporte com testes iniciais em amostras para avaliar a separabilidade das rochas.

Por exemplo, o Centro de Testes de Sydney desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da maior planta de classificação de minério de lítio do mundo na Pilbara Mineral’s Pilgangoora Operation, na Austrália Ocidental. A colaboração começou em 2017, quando o centro conduziu avaliações geológicas e trabalhos de teste com amostras “bulk”, validando o desempenho do equipamento de classificação em condições operacionais. Essas percepções se tornaram a base para o projeto da planta de classificação.

Alina Shibistova, gerente do Centro de Testes da Alemanha
Alina Shibistova, gerente do Centro de Testes da Alemanha

“As operações de mineração em um amplo espectro de setores – como metais base, minerais industriais e pedras preciosas – obtêm benefícios significativos com os serviços especializados oferecidos pelos Centros de Testes da TOMRA”, explica Alina Shibistova, Gerente do Centro de Testes da Alemanha. “Qualquer operação que busque melhorar a qualidade do minério, maximizar a recuperação e aumentar a lucratividade, minimizando o desperdício e os custos operacionais, encontrará imenso valor nessas soluções. Além disso, a classificação baseada em sensores desempenha um papel crucial no avanço da sustentabilidade ambiental, reduzindo a pegada ecológica das atividades de mineração.”

Por que os centros de teste da TOMRA? Uma abordagem personalizada para a classificação de minérios
A classificação baseada em sensores não é uma solução única para todos. Cada depósito de minério tem características únicas, e diferentes tecnologias de classificação têm melhor desempenho, dependendo da composição mineral e das condições de processamento.

Os Centros de Testes da TOMRA seguem uma abordagem estruturada para avaliar o potencial de classificação, começando com o teste estático inicial, que inclui uma primeira inspeção para identificar a tecnologia de classificação mais eficiente e avaliar a capacidade de detecção do sensor. Uma análise rocha por rocha compara cada sensor da TOMRA com os dados mineralógicos em nível de rocha individual para verificar a capacidade de classificação e quantificar a eficiência do processo de classificação, bem como identificar o classificador adequado para os estágios de teste subsequentes.

Se os resultados forem promissores, o teste dinâmico simula condições operacionais reais, avaliando o rendimento, estimando a eficiência da separação, abrangendo taxas de recuperação e possíveis atualizações. O teste de separabilidade estuda o comportamento de classificação do material de alimentação com mais detalhes, identificando os resultados que podem ser obtidos com o uso de diferentes sensibilidades. Por fim, o teste de desempenho envolve a alimentação de uma grande massa da alimentação do classificador final esperado por meio de um classificador da TOMRA em escala real com capacidade nominal para testar o fluxo do processo e estabelecer o desempenho e a produtividade esperados do classificador.

Em alguns projetos, o teste da planta piloto pode ser realizado para validar ainda mais o desempenho antes da implementação da produção em escala real.
Essa abordagem sistemática permite que as empresas de mineração entendam como a classificação pode ser integrada ao seu fluxo de processo e garante que a solução selecionada ofereça o máximo de eficiência.

O Centro de Testes Wedel da TOMRA forneceu insights vitais para a produtora espanhola de quartzo Ferroglobe quando ela enfrentou o complexo desafio de separar o minério de quartzo de contaminantes da mesma cor. Os métodos de classificação óptica se mostraram ineficazes, mas os testes no Centro demonstraram que a tecnologia a laser da TOMRA podia diferenciar o quartzo branco de alta qualidade das impurezas, convencendo a Ferroglobe de que essa era a solução que eles estavam procurando. “As operações definitivamente melhorarão”, disse Thierry Alary, vice-presidente de compras e cadeia de suprimentos da Ferroglobe, quando analisou os resultados. “Ao resolver esse problema específico, a classificação se torna mais precisa, impactando a taxa de recuperação, evitando a contaminação e reduzindo o processamento adicional.”

Valor agregado dos serviços 

Além dos insights técnicos, os Centros de Testes da TOMRA oferecem às empresas de mineração uma experiência prática, permitindo que elas tomem decisões baseadas em dados com confiança. Os clientes testemunham o processamento de seus materiais nos equipamentos da TOMRA, obtendo uma visão em primeira mão do desempenho da classificação, e recebem relatórios de teste abrangentes que detalham a eficiência da máquina, o rendimento e as taxas de recuperação. Esse processo ajuda a reduzir os riscos, avaliando a viabilidade econômica e técnica da classificação baseada em sensores antes de se comprometer com a implementação em grande escala.

“Nossos centros de teste oferecem testes de desempenho em que nossos clientes podem observar o processo de teste, que é conduzido em condições que reproduzem de perto suas instalações e capacidades operacionais”, explica Alina Shibistova. “Os resultados fornecem uma indicação clara dos resultados que podem ser esperados durante as operações reais. Essa experiência prática, em que os clientes estão diretamente envolvidos nos testes, é um dos aspectos mais valiosos do serviço.”

A Lucara Diamonds teve essa experiência ao avaliar a tecnologia XRT da TOMRA para a mina de diamantes de Karowe, em Botsuana. A visita ao Wedel Test Center da TOMRA teve um papel fundamental em seu processo de tomada de decisão. “Ganhamos muita confiança no pessoal da TOMRA, na tecnologia que eles estavam nos apresentando e na possível solução que ela oferecia para a mina de Karowe”, disse John Armstrong, VP de Recursos Minerais da Lucara Diamonds.

“Também pudemos ver que eles já tinham seguido o caminho da próxima etapa da tecnologia XRT, portanto, não estavam concentrados apenas em um módulo específico para nos apresentar, mas estavam trabalhando em diferentes módulos. Isso ajudou a aliviar algumas de nossas preocupações sobre a robustez da plataforma e da própria tecnologia, o que acabou nos levando a usar a TOMRA como solução.” Desde a integração da tecnologia XRT da TOMRA na mina de Karowe, a Lucara recuperou alguns dos maiores diamantes da história.

Conheça os Centros de Testes 

Ao oferecer um processo de teste estruturado, orientação especializada e validação no mundo real, os Centros de Testes da TOMRA fornecem às empresas de mineração as informações baseadas em dados de que elas precisam para investir na classificação baseada em sensores com confiança. Os testes permitem que elas avaliem a viabilidade, otimizem o desempenho e, por fim, melhorem a recuperação de recursos, reduzindo os custos operacionais e o impacto ambiental.

A TOMRA Mining convida as empresas de mineração a experimentar os benefícios de seus Centros de Testes em primeira mão. Ao colocar a classificação baseada em sensores à prova, as operações podem liberar novas eficiências e obter uma vantagem competitiva no processamento de minerais.
“Além de todas as vantagens da classificação de minério, os clientes que vêm aos nossos Centros de Testes também têm a chance de ver o processo em ação, interagir com nossa equipe amigável e altamente motivada e se divertir enquanto fazem isso! Nosso centro de testes oferece a você a autêntica atmosfera de mineração ‘empoeirada e “mãos à obra”’ – capacetes e atividades com pá estão incluídos!”, conclui Alina Shibistova.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.