O terceiro ciclo de aceleração da Yunus Negócios Sociais chega a sua etapa final. No próximo sábado, 18 de julho, em São Paulo, será realizado o Demo Day, evento em que os seis projetos incubados entre os meses de abril e julho mostram seus resultados. Participam do Demo Day iniciativas que propõem soluções socioambientais por meio do plantio de florestas nativas, como Assobio; um espaço de coworking do Brasil pensado especialmente para que pais e mães possam trabalhar perto dos filhos, a Casa de Viver; uma metodologia educacional para formação de profissionais de qualidade para jovens de classes emergentes, o Geração Y; soluções em habitação para as classes C e D, o Moradigna; a produção de mochilas, bolsas e acessórios a partir de câmeras de pneus e náilon de guarda-chuva vindos do lixo, a Vuelo; e a busca por saídas mais simples, humanas, efetivas, aderentes à realidade das pessoas em projetos do Governo e organizações sociais, a Flow Brasil.
Para analisar a evolução de cada um dos projetos e decidir aqueles aptos a receberem investimentos, a Yunus conta com grandes nomes que compõem banca julgadora, como Isabella Ceccato, da Rede do Bem; Caio Carvalho, da SITAWI; Luis Fernando Guggenberger, da Fundação Telefônica; Fernando Assad, do Programa Vivenda; Susy Yoshimura, da Via Varejo; entre outros.
Os aprovados passam a integrar a cadeia de projetos aptos a receber investimentos da rede e/ou da iniciativa privada.
Todo o processo de incubação e o evento final contam com o apoio institucional da Casas Bahia, por meio da Fundação Via Varejo.
Demo Day – Yunus Negócios Sociais
Data: 16/08/2014 – Sábado
Horário: A partir das 8h30 horas
Local: Rua Laboriosa, 35 – Pinheiros – São Paulo – SP
Braço local da Yunus Social Business, a Yunus Brasil iniciou em 2014 o processo de incubação e apoio a empreendedores sociais brasileiros. A Yunus Social Business tem sede em Frankfurt e está presente em sete países: Brasil, Haiti, Albânia, Tunísia, Togo, Colômbia, Índia, com previsão de abertura de uma unidade no México. A inspiração vem de Muhammad Yunus, que desenvolveu o modelo de negócios sociais no fim dos anos 70. Em 1983, fundou um banco, o Grameen Bank, que emprestava dinheiro aos pobres de Bangladesh a juros módicos. Em 20 anos, emprestou mais de US$ 13 bilhões a 8,3 milhões de pessoas. Depois disso se envolveu diretamente na criação de mais de 50 outros negócios sociais. Informações: www.yunusnegociossociais.com