Por: Edson Del Moro, country manager da Hochschild Mining
Quando a Hochschild Mining optou pela aquisição do Projeto Mara Rosa, em Goiás, em 2022, eram muitos os planos de desenvolvimento e sucesso no Brasil. Uma empresa centenária, de muita tradição, desembarcava em um país cujas memórias se misturam com a história da mineração e que ainda representa um mar de oportunidades para os negócios desse setor.
Desde então, foram tempos de muito trabalho para colocar todo o planejamento em ação. Hoje, é com satisfação que podemos afirmar que o plano saiu como o esperado. O ano de 2024 marcou a conclusão do processo de implementação da Unidade Mara Rosa, que foi entregue no prazo e dentro do orçamento estimado. Produzimos nossa primeira barra de ouro ainda em fevereiro; em maio atingimos a tão sonhada produção comercial; e concluímos ainda no primeiro semestre o nosso processo de ramp-up.
Vale ressaltar todo o apoio que recebemos ao longo da implementação, o que foi fundamental para o alcance dos resultados: ele veio desde as instituições e órgãos governamentais locais até a população, que compreendeu a importância do projeto para o desenvolvimento regional.
Outro ponto relevante, que certamente contribuiu para o nosso sucesso, foi o trabalho desenvolvido para implementar a cultura da Hochschild Mining em terras brasileiras, desde o primeiro dia de atividades por aqui. Atributos ligados à inovação, eficiência, promoção de talentos e, especialmente, à segurança, foram apresentados a todo o time e seguem como prioridade em cada ação desenvolvida, guiando também todo o planejamento para os próximos anos.
A responsabilidade social e ambiental, questões prioritárias e levadas a sério pela Hochschild, estão presentes desde a chegada da empresa ao Brasil e foram mantidas em um patamar elevado também neste ano. Nosso projeto de educação ambiental e patrimonial, a Trilha do Conhecimento, completou dois anos e superou a marca de 1,5 mil visitantes. Já o Festival de Literatura, Cultura e Arte de Mara Rosa e Amaralina, o FLICMA – iniciativa criada, promovida e organizada pela empresa – chegou à sua segunda edição e, mais uma vez, movimentou a comunidade escolar dos dois municípios que estão em nossa área de influência direta. A edição de 2024 do FLICMA levou 33 horas de programação, durante três dias, para mais de 2,4 mil pessoas, entre estudantes, profissionais da educação e demais membros da comunidade.
Também neste ano promovemos o lançamento do livro inédito “Terra Ronca”, uma publicação da Hochschild que apresenta a história desse Parque Estadual que concentra o maior complexo cavernícola da América Latina e onde realizamos, de forma pioneira, parte da compensação ambiental referente à implementação da Unidade Mara Rosa.
E para fechar com chave de ouro, demos um passo importante para consolidar o nosso crescimento no Brasil, com a conclusão, em novembro, da aquisição do segundo projeto da Hochschild no país: Monte do Carmo, no Tocantins. Composto por 21 concessões minerais e localizado a 95 km de Palmas, em local de ótima infraestrutura, Monte do Carmo já recebeu a Licença Preliminar e será fundamental nos planos de consolidação dos negócios da companhia no Brasil, assim como na estratégia corporativa geral, de tornar-se uma produtora líder de metais preciosos nas Américas.
Com tudo isso, podemos afirmar que o ano de 2024 foi de grandes e fundamentais avanços para a Hochschild Mining no Brasil. Seguimos para 2025 com expectativas ainda melhores, olhando para tudo o que ainda podemos construir no país, tanto em termos de crescimento para a empresa quanto em impactos positivos que as nossas atividades trazem, e ainda trarão, ao desenvolvimento regional e em benefícios à comunidade.