Tubo de polietileno é uma das melhores alternativas para obras de drenagem do solo. Associação Brasileira de Tubos Poliolefínicos e Sistemas (ABPE) aponta três vantagens: grande longevidade , não requer manutenção e não deteriora. Os tubos de polietileno de alta densidade (PEAD) podem ser corrugados ou lisos.
O PEAD é um polímero que pode suportar temperaturas elevadas (picos de 60°C). Além de ter grande resistência ao ataque químico. O tubo confeccionado tem maior flexibilidade e poucas emendas. Além de alta resistência mecânica e facilidade de instalação.
É indicado para barragens no sistema de drenagem interna que possui um papel essencial na estabilidade das barragens de terra. A fim de aliviar a subpressão, conduzir o fluxo antes que seja percolado pela estrutura da barragem a um destino seguro. Além evitar o carregamento de materiais finos que podem ocasionar problemas de erosão interna.
A ABPE foi fundada em setembro de 1994 com o objetivo de divulgar e intensificar o uso de tubos e conexões plásticas em polietileno e polipropileno. Bem como ordená-los normativamente em função de suas inúmeras aplicações. Tem a participação de integrantes da cadeia produtiva do segmento, desde os produtores de matéria-prima (resina e compostos), fabricantes de tubos e conexões, projetistas, prestadores de serviços, instaladores, laboratórios de ensaios, e usuários do sistema.
A associação mantém um abrangente Programa de Garantia da Qualidade, com a finalidade de assegurar padrões rígidos de qualidade e orientar os interessados quanto ao uso adequado desses materiais.