TECNOLOGIA XRT DA TOMRA MINING RECUPERA UM DIAMANTE DE 2.492 QUILATES

TECNOLOGIA XRT DA TOMRA MINING RECUPERA UM DIAMANTE DE 2.492 QUILATES

Um dos maiores diamantes brutos registados na história, uma pedra de 2.492 quilates, foi recuperado em agosto passado pela Lucara Diamond com a tecnologia de Transmissão de Raios X (XRT) da TOMRA na Mina Karowe, em Botsuana.  Trata-se da mais recente de muitas recuperações recordes obtidas na Mega Diamond Recovery Plant da mina, desde a instalação de dois classificadores TOMRA COM XRT 1200 /D 2.0 em 2017.  Ao incorporar o XRT no início do fluxograma, após a britagem primária, é possível recuperar diamantes excepcionalmente grandes liberados no início do processo, inclusive protegendo a pedra de possíveis danos ou quebras nas etapas subsequentes.

O diamante de 2.492 quilates é, historicamente, o segundo maior já descoberto depois do diamante Cullinan, de 3.106,75 quilates, encontrado em 1905. No entanto, é o maior diamante já recuperado diretamente de um minério em estado bruto. Algumas semanas depois, a planta recuperou outra pedra, de 1.094 quilates, a sexta na mesma mina, pesando mais de 1.000 quilates, e um das 10 maiores da história. Já na mina Meya, situada no distrito de Kono, em Serra Leoa, foi recuperado um diamante de 391,45 quilates. Em 2017, o famoso e histórico Meya Prosperity Tipo IIa, de 476,7 quilates, também foi recuperado com o XRT da TOMRA.

Corné de Jager_Diamond
Corné de Jager_Diamond

“Nós da TOMRA Mining estamos imensamente orgulhosos de fazer parte da incrível jornada da Lucara”, diz Albert du Preez, diretor da TOMRA Mining. “Nossa tecnologia XRT desempenhou um papel fundamental em suas recuperações históricas, incluindo os diamantes Sewelô, de 1.758 quilates, e Lesedi La Rona, de 1.109 quilates. Esses marcos são uma prova do poder da inovação e da colaboração no setor de mineração. Essa conquista ressalta as capacidades excecionais da nossa tecnologia XRT e a dedicação da nossa equipe. Temos o compromisso de apoiar a Lucara e garantir que eles continuem a alcançar um sucesso notável.”

“A tecnologia XRT da TOMRA transformou a recuperação de diamantes, alcançando resultados sem precedentes e quebrando recordes”, comenta Corné de Jager, gerente do Segmento de Diamantes da TOMRA Mining. “Quinze dos 23 maiores diamantes, com mais de 400 quilates, recuperados desde que as instalações de concentração a granel da TOMRA XRT começaram a funcionar plenamente no setor de diamantes em 2014, foram recuperados com a nossa tecnologia – treze deles na mina Karowe da Lucara, que detém descobertas recordes em várias categorias. De fato, nossa tecnologia TOMRA XRT contribuiu para a recuperação de 7 dos 10 maiores diamantes da história na mina de Karowe”.

A tecnologia XRT de alta capacidade da TOMRA possibilita uma detecção extremamente precisa e a ejeção de partículas excecionalmente grandes, além de tamanhos menores, independentemente da luminescência ou do revestimento da superfície, com uma taxa de recuperação de diamantes acima de 98%. Sediada na Noruega, a Tomra projeta e fabrica tecnologias de classificação para indústrias de mineração e processamento de minerais.

Foto em destaque: Diamante de 2.492 quilates recuperado em mina da Lucara Diamond

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.