A embaixada da Finlândia, o SINDIEXTRA e o IBRAM estão promovendo o “Seminário Brasil – Finlândia Mineração: Tecnologia, Produtividade e Sustentabilidade”, dia 3 de abril, no auditório da FIEMG, em Belo Horizonte (MG). Inscrições aqui http://bit.ly/1epQiza O evento também possibilita contato direto com as empresas finlandesas na rodada de negócios. O seminário contará com tradução simultânea, exceto nas reuniões individuais da rodada de negócios. A Finlândia é um dos países que mais investe em pesquisa (4% do PIB), desenvolvimento e inovação tecnológica no mundo. A Finlândia tem conseguido aliar aumento de produção industrial com simultânea redução de emissões ambientais, através do desenvolvimento de tecnologias limpas.
No setor mineral, o conhecimento e inovação da indústria finlandesa tem tido um significativo impacto global por meio do desenvolvimento e fabricação de equipamentos de exploração e mineração, assim como de tecnologias e serviços de processamento para a indústria de mineração. A preocupação com as questões ambientais e sociais estão tornando-se cada vez mais importante na indústria de mineração. Neste sentido, a indústria de tecnologia finlandesa da mineração está mobilizada para o desenvolvimento de processos e de novas tecnologias sustentáveis para garantir uma alta produtividade no setor. O Seminário irá destacar tais soluções sustentáveis, em conexão com o desenvolvimento da indústria de mineração brasileira.
Ville Niinistö, Ministro de Meio Ambiente da Finlândia, irá compartilhar suas opiniões de como este know-how e especialização tem ajudado no desenvolvimento de uma indústria de mineração sustentável e como as empresas finlandesas melhoraram a produtividade em operações sustentáveis de mineração. O evento contará também com a participação de autoridades brasileiras do setor de mineração. O Ministro Niinistö estará acompanhado por uma delegação empresarial de alto nível de onze empresas do setor de mineração sustentável.
Programação:
08:30 – 09:00 Credenciamento
09:00 – 09:10 ABERTURA
Olavo Machado Junior¹, Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG
09:10 – 09:20 BOAS VINDAS
José Fernando Coura¹, Diretor-Presidente do Instituto Brasileiro de Mineração –IBRAM
09:20 – 09:40 DISCURSO PROGRAMÁTICO
Ville Niinistö, Ministro de Meio Ambiente da Finlândia
09:40 – 10:30 PANORAMA DO SETOR DE MINERAÇÃO BRASILEIRO E FUTUROS DESENVOLVIMENTOS
Sérgio Augusto Dâmaso de Sousa¹, Diretor-Geral do Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM, Ministério de Minas e Energia
Antônio Daher Padovezi, Diretor de Ferrosos Sudeste da Vale S.A.
Paulo Sérgio Machado Ribeiro, Subsecretário de Política Mineral e Energética da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais
10:30 – 11:10 PESQUISA, MEDIÇÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Pesquisa para mineração sustentável
Tuomas Mustonen, Vice-Presidente, Soluções para Clientes, Soluções para Recursos Naturais e Ambiente e
Gilmara Lopes, Pesquisadora de Mineração
VTT & VTT Brasil (centro de pesquisas técnicas)
Monitoramento continuo de emissões na indústria de mineração
Risto Oikari, Diretor do CEMIS – Centre for Measurement and Information Systems
11:10 – 11:50 MINERAÇÃO
Adaptação de tecnologia verde para equipamentos subterrâneos a fim de aumentar a produtividade, de acordo com as normas de segurança da União Europeia
Heikki Ulvila, Diretor Executivo da Normet do Brasil
Mais tempo de produção e menos manutenção para máquinas de esteira em operações a céu aberto
Janne Pöllänen, Vice Presidente, Vendas e Marketing da Sleipner Finland Oy
11:50 – 12:30 PROCESSO 1
Peneiramento em umidade natural: maior eficiência sem consumo de água!
Ricardo Ogawa, Gerente de Produto, Equipamentos de Vibração da Metso Brasil Indústria e Comércio Ltda.
Tecnologia de alto desempenho em movimentação de granéis pesados
Andro Lindsay, Diretor de Desenvolvimento de Negócios América Latina da Kopar Oy
12:30 – 13:30 Brunch de Negócios e Networking
13:30 – 14:10 PROCESSO 2
Remoção de sulfato de águas das minas
Piia Suvio, Gerente de Vendas e Desenvolvimento de Negócios da Outotec
Flotação de Minério de Ferro: novos produtos e tecnologias para melhoria da recuperação e seletividade de água e metal
Sérgio Cabo, Vice Presidente, Óleo e Mineração da Kemira Chemicals
14:10 – 15:10 MANUTENÇÃO E SEGURANÇA
Uma nova solução para redução do atrito e desgaste
Johan von Knorring, Diretor Executivo da Ab Nanol Technologies Oy
Aumento da produtividade e eficiência da mina pela perspectiva das transmissões mecânicas
Jussi Hienonen, Vice Presidente, Gerente Key Account da Moventas Santasalo – Moventas Brasil Ltda.
Controlando riscos de explosão com plásticos eletricamente condutivos
Hanna Ristola, Diretora Executiva da Premix Oy
15:10 – 15:15 ENCERRAMENTO DO SEMINÁRIO
15:15 – 15:45 Coffee break e Networking
15:45 – 17:45 RODADA DE NEGÓCIOS
(1) a confirmar
INTEGRANTES DA DELEGAÇÃO COMERCIAL FINLANDESA
Ab Nanol Technologies Oy
A Ab Nanol Technologies Oy é uma empresa finlandesa que desenvolve e produz aditivos nanotecnológicos de última geração para o setor de lubrificantes. Este produto revolucionário, denominado Nanol®, reduz o desgaste por fricção entre superfícies graças a uma nano-camada protetora formada de íons de cobre presentes no aditivo. A redução do desgaste por fricção entre superfícies aumenta a vida útil dos componentes do lubrificante, além de melhorar a eficiência energética da máquina em geral e consequentemente diminui o consumo final de combustíveis fósseis.
CEMIS – Centre for Measurement and Information Systems
O CEMIS – Centre for Measurement and Information Systems é um centro formado pelas Universidades de Oulu e Jyväskylä, pela Kajaani University of Applied Sciences, pelo Centre for Metrology and Accreditation (MIKES) e pelo VTT Technical Research Centre da Finlândia. O CEMIS é especializado em pesquisa e treinamento na área de sistemas de medição e informações.
Kemira Chemicals
Kemira é uma Indústria Química global de 2 Bilhões de Euros que está focada em servir as indústrias que possuem uso intensivo de água. A empresa oferece soluções para gerenciamento da qualidade e quantidade da água, o que melhora a eficiência do consumo de energia, água e matéria-prima de forma de seus clientes. O objetivo da Kemira é ser uma empresa líder em química da água.
Kopar Oy
A Kopar Group é uma empresa de engenharia e manufatura especializada no manuseio de materiais a granel pesados e que possui uma longa experiência em tornar os processos mais eficientes e confiáveis. A Kopar tem grande experiência em uma ampla variedade de setores, incluindo mineração e metalurgia, energia, papel e celulose, alimentos e produtos químicos, entre outros. A empresa oferece soluções turn-key do projeto à fabricação e serviços de pós-venda.
Metso Brasil Indústria & Comercio Ltda
A Metso é líder no fornecimento de soluções voltadas para o desempenho de processos, com clientes nas indústrias de mineração, construção e de petróleo e gás. A Metso também é conhecida por suas soluções avançadas em automação para as indústrias de papel, celulose e geração de energia. Nosso foco é o desenvolvimento contínuo de soluções inteligentes que melhorem a sustentabilidade e lucratividade de nossos clientes. As ações da Metso estão listadas na NASDAQ OMX Helsinki Ltd. A Metso emprega 16.000 profissionais em 50 países
Normet do Brasil
A Normet é uma empresa de tecnologia finlandesa em rápido crescimento que fornece soluções avançadas para processos de clientes nos ambientes de mineração subterrânea e escavação de túneis. O grupo desenvolve, fabrica e comercializa máquinas, produtos químicos para construção e reforços de rochas para processos subterrâneos, como pulverização de concreto robotizado e remoto, cargas explosivas altamente mecanizadas e logística subterrânea.
Outotec
A Outotec é uma empresa líder de mercado em tecnologias e serviços para o processamento de minerais e metais para o uso sustentável dos recursos naturais do planeta. A empresa também oferece soluções inovadoras para a indústria química, tratamento de água industrial e a utilização de fontes de energia alternativas. Com uma rede global de vendas e centros de serviços, instalações de pesquisa e mais de 4.800 especialistas. A Outotec está presente no Brasil desde a década de 1970 onde forneceu vários equipamentos e plantas de processamento de minério de ferro, fosfato, cobre, níquel, estanho, ouro, bauxita, ilmenita e nióbio.
Premix Oy
O objetivo da Premix é, junto com parceiros locais, ajudar a indústria de mineração brasileira a melhorar ainda mais a proteção contra descarga eletrostática nas minas. A Premix é a fornecedora líder na Europa de compostos plásticos condutores de eletricidade (materiais brutos) para os setores químico e de mineração. Os plásticos condutores impedem o acúmulo de eletricidade estática e garantem um ambiente livre de explosões. Com mais de 30 anos de experiência em modificação de polímeros e know-how de negócios, a Premix oferece soluções personalizadas para cada projeto de cliente.
Santasalo Moventas – Moventas Brazil Ltda.
A Santasalo oferece soluções de transmissão de potência para diversos segmentos de indústria, entre os quais: indústrias de papel e celulose, mineração e processamento de minerais, energia, indústria de açúcar e indústria de alimentos em geral. As soluções de acionamento mecânico podem ser “turn-key” para reformas, modernizações e novas instalações, além da capacidade de atender as necessidades específicas de cada cliente. Os serviços de revisão e manutenção são fornecidos durante todo o ciclo de vida do equipamento.
Sleipner Finland Oy
Desde a fundação da Sleipner Finland Oy 16 anos atrás, nossa visão sempre foi nos tornar a fabricante líder mundial de soluções de deslocamento de equipamentos pesado com esteiras para as indústrias de construção e mineração. Temos o compromisso de resolver desafios no planejamento e gerenciamento de relocações de equipamentos pesados com esteiras. É nossa missão ajudar a reduzir os custos operacionais de nossos clientes e, ao mesmo tempo, redefinir a forma como grandes projetos de construção e mineração são realizados.
VTT & VTT Brasil
VTT, o Centro de Tecnologia da Finlândia é a maior organização de pesquisa aplicada multi-tecnológica do norte da Europa. O centro possui estudos em: biomassa, resíduos para geração de energia e calor, plataforma de tecnologia de leito fluidizado, soluções sustentáveis para a indústria, e tecnologias para alimentos saudáveis. A VTT tem uma filial com centro de pesquisas instalada em São Paulo para servir a comunidade empresarial brasileira.