A St George Mining anuncia a contratação de Carlos Alberto de Araújo como consultor em engenharia de processamento mineral para o Projeto Araxá. Com mais de 35 anos de experiência no setor, Araújo traz um profundo conhecimento da mineração local, fortalecendo a equipe altamente qualificada da empresa na produção de nióbio e terras-raras no Brasil.
Ao longo de sua carreira, Araújo atuou por 15 anos como um dos responsáveis pelos projetos das plantas de processamento da CBMM, maior produtora de nióbio do mundo, em Araxá (MG), tendo coordenado as últimas implantações do pátio de homogeneização, planta de beneficiamento mineral e estruturas para disposição de rejeitos minerais com as mais avançadas tecnologias do setor. Além disso, foi engenheiro e gerente por mais de 20 anos na Araxá S.A. Fertilizantes (atual Mosaic Fertilizantes), também localizada na região, completando o seu domínio sobre os processos minerários locais com conhecimentos em plantas químicas e processamento de fosfato.
Com sua expertise, o consultor contribuirá diretamente para a estrutura de engenharia, equipamentos e construção (EPC) do Projeto Araxá. A ST George já conta com a parceria do Grupo Xinhai, líder global em soluções para mineração. “A experiência no mercado local e do processamento de nióbio, fosfato e terras-raras em Araxá será essencial para desenvolver uma solução de engenharia eficiente, sustentável e integrada”, destaca John Prineas, diretor-presidente da St George.
Desenvolvimento do Projeto Araxá
A chegada do novo consultor marca mais um passo no desenvolvimento do Projeto Araxá. No final de 2024, a St George firmou um acordo com o SENAI e EMBRAPII, para avançar em tecnologias de processamento mineral. O objetivo é aprimorar técnicas de separação e processamento, maximizando o aproveitamento dos minerais extraídos.
No âmbito de licenciamento, o projeto conta com os trabalhos da Alger Consultoria e Assessoria Jurídica para estudos socioambientais e de patrimônio cultural. Há também um memorando de entendimento firmado com a Invest Minas, agência de promoção de investimentos do estado, que prevê prioridade ao projeto, em reconhecimento à sua importância estratégica para Minas Gerais. “Estamos avançando de forma planejada e consistente na estruturação do Projeto Araxá, com nossa equipe local, para desenvolvermos uma mineração eficiente e sustentável”, afirma Thiago Amaral, diretor de Desenvolvimento e ESG da St George.