Desenvolvido pela ARANZ Geo, empresa neozelandesa, o software de modelagem implícita e geológica 3D LeapFrog Geo começa a ganhar cada vez mais espaço na mineração brasileira. Ele agiliza o processo de sondagem e de procura por jazidas, oferecendo aos geólogos e técnicos de mineração maior tempo para avaliação de uma possível mina – são vários fatores em jogo, como presença, teor, profundidade, entre outros.
Sua importância é traduzida ao longo de todo o processo mineral, passando pelas etapas de sondagem, processamento, operação e fim da vida útil da mina. Neste último estágio, cresce a importância do LeapFrog. Os dados apresentados por ele geram informações suficientes para análise e decisão em relação à procura por novas jazidas em áreas próximas ou ao fechamento da mina. Entre os maiores benefícios citados pelos geólogos, estão a confiança nos modelos gerados e facilitação na auditoria.
Grandes mineradoras já trabalham no Brasil com o software. “Votorantim, AngloGold Ashanti e Yamana utilizam o Leapfrog. Com o escritório no Brasil, inaugurado em 2014, estamos aumentando nossa carteira de clientes”, afirma Ignacio Torresi, gerente da ARANZ Geo no Brasil. Esse conceito de alta tecnologia já é bem conhecido na Austrália. Utilizado em mais de 50 países e desenvolvido há uma década, o sucessor do software para a mineração também começa a ser introduzido na indústria mineral, o LeapFrog Mining, uma espécie de caixa de ferramentas, mais completa.
“Eu quero agradecer àqueles que foram nossos clientes ao longo da última década, nossos ‘leapfroggers’ altamente apaixonados, que levaram os seus modelos geológicos a novos patamares. O sucesso desses modelos estimulou a demanda pelo Leapfrog e inspirou um processo de inovação contínua, assim como o nosso ambicioso plano de negócios de alto crescimento global”, conta Shaun Maloney, diretor executivo da ARANZ Geo. Por conta do software 3D, a empresa já conseguiu dobrar tanto o seu faturamento quanto sua carteira de clientes.
Mais informações sobre os produtos da ARANZ Geo podem ser vistos em www.aranzgeo.com/products.