A W.S. Tyler, do Grupo Haver, desenvolveu uma planta móvel para testar a viabilidade de investimento em um circuito de lavagem de materiais. Montado em uma carreta convencional com 16 m de comprimento, o Hydro-Clean™ Mobile Test Plant, tem todos os equipamentos necessários para esse teste. Um funil alimentador, um transportador, uma unidade de lavagem Hydro-Clean e uma peneira de enxague, além de um gerador diesel. A empresa que desejar verificar a possibilidade de descontaminação, e posterior aproveitamento de seu material, só terá que disponibilizar uma carregadeira, para carga de material na unidade móvel, e um ponto de água com pressão de 50 psi a 61 gpm.
A planta móvel, com unidade Hydro-Clean HC350, que é o “coração” da unidade móvel, tem condições de processar até 18 t por hora. Utilizando 75% menos água que processos tradicionais, com recirculação de 90% do total captado e 15% menos energia que processos tradicionais, o Hydro-Clean é um sistema de lavagem de alta pressão, que libera contaminantes comuns, como argila e lodo, do material principal.
Como diferentes tipos de material podem precisar de diferentes tempos de retenção no tambor, a descarga do transportador é controlada por um sistema VFD. Um transportador mais lento pode deixar o material no tambor por mais tempo e vice-versa. Depois que os finos foram liberados o material cai em uma peneira de enxague para remoção de contaminantes remanescentes. A planta móvel de testes caracteriza-se por peneiramento em um deck, mas uma unidade maior pode ser equipada com até três decks – assim, o material também pode ser classificado no processo de lavagem.
O tempo médio para testar um tipo de material é de uma hora – um processo que levaria um dia ou mais. Com uso de uma unidade Hydro-Clean HC 1000, pode-se processar processa materiais de até 6 polegadas.
Confira a atuação do sistema móvel Hydro-Clean no vídeo abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=fIVBEi83HRg