A ABB anunciou que o seu mecanismo de transmissão sem engrenagens inovador está disponível para uso em uma gama mais ampla de sistemas de transporte. Já provado em motores maiores, a mais nova unidade foi projetada para motores de potência média (1 a 3 MW por motor) para tornar esta tecnologia economicamente viável para uma gama mais ampla de sistemas de transporte, incluindo o uso em equipamentos móveis em operações de mineração. A nova solução pode ser aplicada para os sistemas greenfield e brownfield, e diminui significativamente o limite de custo para a tecnologia de transporte sem engrenagens. Menos peças e novas tecnologias do motor aumentam a confiabilidade e a eficiência do sistema de transporte geral. Um motor de ímã permanente projetado especificamente para aplicações de mineração é um elemento central deste sistema que contribui para a sua confiabilidade e capacidade de realizar nos ambientes mais desafiadores.
O sistema de transmissão sem engrenagens elimina a caixa de velocidades.. Isso reduz o número de peças de desgaste principais, portanto, é necessária menos manutenção e prolonga a vida útil do equipamento. O tempo de vida esperado para o trem de transmissão aumenta em mais de 10 anos em comparação com os sistemas de engrenagens tradicionais, para uma vida útil projetada em 25 anos.
Outras vantagens incluem uma redução considerável do sistema de acionamento, por isso pode ser instalada em espaços menores, menos peso e uma redução na instrumentação necessária para operar o sistema. O design de transmissão sem engrenagem também é mais eficiente em termos de energia, exigindo menos energia e funciona de forma mais silenciosa, reduzindo as emissões sonoras.
Em julho de 2017, o projeto piloto desta solução foi instalado em colaboração com a Lausitz Energie Bergbau AG (LEAG) na mina de lignito (carvão fóssil) a céu aberto Jänschwalde, localizada perto de Cottbus, na Alemanha. A nova solução sem engrenagens foi instalada em um transportador de descarga de alta capacidade (15.000 t / h) de uma escavadeira em paralelo com a transmissão dentada existente. Ambas as unidades se conectam ao mesmo eixo da polia para permitir um benchmarking exato. A solução sem engrenagens melhorou em termos de precisão dinâmica e eficiência geral do que a solução tradicional existente.
Os dados operacionais demonstram as vantagens da solução sem engrenagem com menos componentes. Uma solução sem engrenagens é mais confiável (com uma taxa de falha de 50% menor) e requer menos manutenção. Ele está cumprindo com projeto ecológico e requisitos de desempenho energético de acordo com os padrões internacionais para apoiar as aprovações ou certificação ambiental do local da mina. A nova unidade também consome 5% menos energia que a outra unidade instalada.
“O interesse do LEAG neste projeto-piloto reside principalmente nas expectativas relacionadas a maior eficiência, menor desgaste e, portanto, menos despesas de reparos e manutenção”, disse Peter Scholze, chefe de serviço de minas de poço aberto, LEAG. “Estes resultados foram verificados a partir de medições e análises realizadas durante as operações nas últimas semanas. Ao mesmo tempo, o projeto comprova o interesse da LEAG em uma abordagem técnica orientada para o futuro e inovadora. Graças à estreita cooperação entre a LEAG e a ABB, o projeto poderá ser finalizado num curto período de tempo. Uma vez que o comissionamento ocorreu, e a unidade funcionou sem problemas “. A equipe de operações e manutenção também considerou o novo sistema fácil de aprender, entender e usar, sem qualquer diferença importante em operação ou manipulação quando comparado com os sistemas / tecnologia existentes. .