Por Paulo Ivan*
A Buritirama Mineração sempre manteve um cuidado especial com as comunidades que estão próximas à operação, em Marabá (PA). Ao longo do ano, ampliamos ainda mais nosso relacionamento com diversos representantes sociais locais e buscamos levar ajuda a quem mais precisa, seja por ações da companhia ou do Grupo de Voluntários, formado por colaboradores que desempenham diversas atividades em prol dos moradores do entorno.
Iniciamos 2020 atendendo a demandas que reforçam o compromisso da companhia com a educação.Construímos, na Vila Zé do Ônibus, em Marabá,uma nova escola, com infraestrutura completa de salas deaula e espaço para atividades, melhorando o acesso e a qualidade de aprendizagem.
Desde março, com o inícioda pandemia do novo coronavírus, nos preocupamos em manter colaboradores e comunidades seguras. Entregamoscentenas de kits comsabonetes, máscaras e informativos em cinco vilas na zona rural de Marabá, disponibilizamos recursos para construção e manutenção do Hospital de Campanha de Marabá, além de umidificarmos vias da Vila União e doarmos duas câmeras de desinfecção para órgãos públicos do município.
Também providenciamos medicamentos necessários para o tratamento da doença, termômetros infravermelhos para escolas da região e implantamos um importante serviço de telemedicina no Posto da Vila União, com assistência remota, para um atendimento médico rápido e de qualidade.
Neste ano, vimos que a solidariedade e a união fizeram a diferença e todos percebemos a importância de ajudar ao próximo. Entre as diversas ações para amenizar a passagem pela pandemia, antecipamos a campanha “Natal Solidário”, entregando cestas básicas às famílias mais carentes. Enquanto isso, fornecemos material para as associações de moradores produzirem e distribuírem máscaras, incentivando também a geração de renda local.
Em nossa operação, adotamos rigorosas normas de prevenção ao contágio da Covid-19 para proteger colaboradores e familiares, e firmamos compromisso com o Governo do Pará, garantindoa manutenção dos3,5 mil empregos diretos e indiretos.
Visamos à expansão e consolidação como uma empresa de excelência no setor mineral. Em novembro, inauguramos uma Planta de Sinterização, em Marabá (PA), aumentando a capacidade operacional em 150 mil toneladas por ano. A solução reaproveita os rejeitos da barragem, transformando-os em produto útil e de alto valor agregado. No próximo ano, implantaremos um sistema de geração de energia limpa, com um completo sistema de geração de energia solar que estará em operação no primeiro trimestre, o que nos torna a primeira mina com energia 100% renovável do país.
Com olho na sustentabilidade e excelência operacional, esperamos consolidar nossa posição de maior mineradora de manganês do país, enquanto cuidamos de quem está perto de nós: isso é o que move a Buritirama Mineração.
*Assessor de Relações Institucionais da Buritirama Mineração