Atendendo a uma solicitação da Vale, a fabricante de guindastes PALFINGER desenvolveu um kit de monitoramento para instalação nos equipamentos da mineradora, com o objetivo de aumentar a segurança na operação dessas unidades. Segundo Silvio Gatelli, gerente da unidade de negócios guindastes da fabricante, esses sistemas serão incorporados aos novos modelos vendidos para a Vale e fornecidos em kits, para o retrofit dos equipamentos mais antigos da marca em operação nas suas instalações.
Entre outros dispositivos, os kits contam com monitoramento de altura de transporte, que aciona alarmes para o condutor e evita colisões, e sensor para bloquear a operação caso as sapatas não estejam totalmente abertas, que garante a estabilidade do equipamento e evita acidentes por tombamento. O sistema também será equipado com inclinômetro, alertando quando a inclinação ultrapassar a 5º, e com controle remoto, permitindo que o operador se posicione em local seguro para movimentar a carga com precisão.
“Fomos convidados a discutir os problemas e encontrar as soluções em conjunto, o que demonstra o reconhecimento da Vale em nossa capacidade de inovação e tecnologia”, afirma Galetti. Ele destaca que o kit, habilitado a ser financiado pelo Finame nos guindastes novos, conta ainda com limitador de momento de carga – que evita a operação do guindaste com sobrecargas – e com sistema de monitoramento do freio do estacionamento. Esse último dispositivo dispara um alarme sempre que o freio de estacionamento não for acionado, conferindo maior segurança à operação ao evitar que ela seja iniciada nessas condições.