A Schneider Electric lança duas novidades para o mercado brasileiro, soluções para o controle de processo de automação industrial. As novidades são o ePac Modicon M580 e a IHM Magelis GTU, que possibilitam ganhos operacionais na mineração.
O Modicon M580 é um controlador programável de automação com Ethernet padrão não-modificada embutida no núcleo. Possui suporte simultâneo a dispositivos em Ethernet/IP e Ethernet TCP/IP e capacidade de comunicação em Anel. O Modicon M580 tem servidor web incorporado que permite um diagnóstico por meio de navegadores padrão de sistemas operacionais móveis, como iOS e Android, além de oferecer módulos especiais para seu rack como módulo WiFi, Transceiver de Fibra Óptica e Módulo de Pesagem. Com alta capacidade de processamento, pode gerenciar 40 mil instruções por ms a até 5.000 pontos de I/O por CPU. A tecnologia se adequa a ambientes com temperaturas máximas de 70°C, altos níveis de vibração (resistente até 3G), descargas eletrostáticas (8kV) e sujidades como pó de cimento, minério e borracha.
Já a IHM Magelis GTU tem como objetivo simplificar o controle operacional da máquina com telas intuitivas, garantindo a eficiência em ambientes agressivos com grau de proteção no painel frontal IP66 (para ambientes que precisam ser lavados constantemente ou que tem grande concentração de poeira) e resistência a temperaturas de até 60°C. Com sistema modular e interface multitouch, a operação se torna mais prática. Comunicação e transferência de dados em massa podem ser realizadas por meio de duas portas Ethernet GigaBit, garantindo a independência de comunicação entre instrumentos de campo e supervisórios. Existe ainda uma versão com plataforma Windows 7 Embedded. Para garantir acesso a aplicação em tempo real, é possível acessar esta IHM de qualuqer lugar usando o tablet ou celular (Wifi, 3G, 4G) com o software Vijeo Design’Air, que pode ser baixado na App Store ou Google Play.