A Scania lançou o o modelo G 540 10×4/6 XT Heavy Tipper. A principal inovação é a tração 10×4, o que garante 55 toneladas de capacidade de carga líquida. O veículo foi produzido com componentes ainda mais robustos do que os outros da XT.
O objetivo é atender às condições operacionais severas para os quais foi dimensionado: construção pesada e mineração. Todos os componentescomo, por exemplo, trem de força, eixos e tecnologias embarcadas, são 100% Scania. A montadora aposta na maior competividade (menores custos operacionais) do G 540 10×4 frente aos veículos rígidos. Com Opex (despesas operacionais) e Capex (despesas de capital) muitos menores.
Redução no custo por tonelada
O Scania G 540 10×4 amplia a linha XT Heavy Tipper. Os outros modelos tem tração 6×4 e 8×4 (com capacidade para 44 t). Segundo Fabricio Vieira, gerente de Soluções Off-Road da Scania no Brasil, o Scania 10×4 possibilita até 15% de redução no custo por tonelada. Na medida em que são necessários menos veículos para movimentar a mesma carga.
O motor do Scania G 540 10×4, com tecnologia XPI de injeção de combustível em alta pressão, entrega 540 cavalos de potência e 2.700Nm de torque. Com economia de, no mínimo, 8% de combustível em comparação aos modelos anteriores.
Capacidade máxima de tração de 210 t
Está equipado com bogie traseiro (capacidade nominal de 36 t) e eixos direcionais (11 t cada um). Além de eixo cardan que suporta maior torque para melhor partida em rampa, maior robustez do diferencial e do redutor de cubo com relação final 7.63. Recursos que possibilitam capacidade máxima de tração (CMT) de até 210 toneladas.
O quinto eixo (100% Scania) tem novo mecanismo de acionamento e mudou de posição (passando a ficar na frente do bogie traseiro).P ara suportar a maior demanda de carga, todo o conjunto de suspensão (molas, barras estabilizadoras e amortecedores) foi alterado. O sistema de direção também se tornou mais robusto e o freio ganhou para melhor desempenho de frenagem.