A Sandvik Mining and Rock Solutions apresentou na MINExpo INTERNATIONAL® 2021, em Las Vegas, sua broca da próxima geração para perfuração rotativa. A Charger™ RR450 é a mais durável da Sandvik até o momento. Ela é projetada para maximizar o tempo de perfuração, aumentar a taxa de perfuração e melhorar a segurança, graças a menos trocas e redução das interações com o operador.
A nova broca apresenta a linha de metal duro mais poderosa da Sandvik, PowerCarbide™, bem como nova proteção nos cones, estruturas de corte otimizadas computadoramente e o sistema patenteado de rolamento selado Charger™. Os testes mostram que a vida útil da broca pode ser aumentada em até 90%, mantendo as mesmas altas taxas de perfuração.
“A Charger™ RR450 é realmente um avanço relevante para nossa oferta de brocas rotativas”, afirma Carsten Mijic, gerente de Produto de Rotary Bits na Sandvik Mining and Rock Solutions:
“Agora podemos oferecer aos nossos clientes quase o dobro da vida útil da broca em comparação com outras opções seladas premium. Isso pode se traduzir em centenas de milhares de dólares economizados, ao mesmo tempo em que reduz a necessidade de interações do operador com a broca e a plataforma de perfuração.”
PowerCarbide™ SH75: a chave para a excelência
Um dos principais motivos para a vida útil aprimorada da Charger™ RR450 é a inclusão da classe PowerCarbide™ SH75, parte da linha de metal duro mais avançada da Sandvik. A classe de carbeto “autoendurecido” pode aumentar a vida útil da broca em até 50% em condições de rochas abrasivas.
“No início deste ano, apresentamos a classe PowerCarbide™ SH75 em nossa oferta de brocas tricônicas com o lançamento da linha Sandvik RR240”, disse Mijic. “Ela tem um desempenho incrível e estamos satisfeitos por poder incluí-la agora em nossa oferta de brocas seladas ultra-premium. É o que há de melhor em termos de qualidades e é especialmente adequada para os desafios de nossos clientes.”
A nova Charger™ RR450 está disponível em tamanhos que variam de 9 a 121/4 polegadas. Outros tamanhos e tipos estarão disponíveis em breve.
O martelo DTH Tundo™ RH650
O novo martelo Tundo™ RH650, o mais recente desenvolvimento para perfuração down-the-hole (DTH) da Sandvik Mining and Rock Solutions, foi desenvolvido para reduzir o consumo de combustível em até 15% e aumentar as taxas de perfuração em até 20%.
O design do martelo apresenta um novo e altamente eficiente ciclo de ar, não possui válvula de pé e é menor e mais leve em comparação com outros martelos de sua classe. A limpeza é feita por meio das aletas. Um ciclo de ar eficiente significa que o novo martelo pode ser usado em equipamentos de perfuração de classe menor, proporcionando economia de combustível e benefícios de eficiência.
“Com o novo martelo DTH revolucionário Tundo™ RH650, os clientes podem perfurar mais com menos”, disse Edgar Halling, gerente de Produto DTH Hammers na Sandvik Mining and Rock Solutions:
“Como ele pode ser usado em equipamentos de perfuração de classe menor – algo único no mercado – os clientes podem obter grande economia, custos de investimento reduzidos, melhorias de produtividade e menos emissões de CO2.”
Para quem usa um equipamento DTH de seis polegadas com um martelo convencional, a transição para o Tundo™ RH650 pode aumentar a produtividade de perfuração anual em 32 mil metros. Os clientes que utilizam uma opção de cinco polegadas teriam uma economia significativa nos custos de investimento e reduziriam o consumo de combustível em até 71 mil litros por ano, ao mesmo tempo que reduziriam as emissões de CO2 em cerca de 185 toneladas.
“Em todo o desenvolvimento de nossos produtos, que fazemos em colaboração com nossos clientes, temos como objetivo aumentar a produtividade e a sustentabilidade”, conta Halling. “Com este novo martelo, podemos ajudar os clientes em sua jornada por uma mineração mais sustentável, além de melhorar seus resultados no processo.”
O martelo DTH Tundo™ RH650 está disponível com diâmetros de bit de 6 ½ e 6 ¾ polegadas.