SANDVIK ADQUIRE ARTISAN VEHICLE SYSTEMS

SANDVIK ADQUIRE ARTISAN VEHICLE SYSTEMS

Carregadeira LHD A10, da Artisan

A Sandvik adquiriu a start up norte-americana Artisan Vehicle Systems, líder do mercado de equipamentos de mineração subterrânea movidos a bateria. A nova unidade de negócios será integrada à Divisão de Carregamento e Transporte da Sandvik Mining and Rock Technology, que responde pela área de mineração no grupo. A aquisição da empresa é estratégica para a Sandvik, que acaba de inaugurar um Centro de Inovação e Desenvolvimento de Eletrificação de Baterias em Turku, na Finlândia.

Atualmente, a Artisan possui duas linhas de equipamentos: a de carregadeiras LHD, com os modelos A4 (2 t) e o recém-lançado A10 (10 t), e a do caminhão off road  Z40 (40 t), todos alimentados por baterias de lítio. Embora a eletrificação tenha eliminado a emissão de poluentes e reduzido os custos com sistemas de ventilação em minas subterrâneas, decorrentes do uso de veículos a diesel, o emprego de baterias criou um problema adicional – o de seu reabastecimento por carga rápida ou troca.

A carga rápida exige que a mina possua uma infraestrutura elétrica de porte, com excessiva geração de calor durante o reabastecimento e baixa eficiência (carga de até 15 minutos para recompor entre 60 e 80% da capacidade da bateria). A melhor opção é a substituição do componente, que só podia ser realizada por um guindaste de pórtico, dadas as suas dimensões e peso: 93 x 218 x 152 cm e 6.804 kg, no caso do A10, e 180 x 213 x 168 cm e 8.255 kg para o Z40.

Uma inovação desenvolvida pela Artisan, inicialmente para o caminhão, foi um mecanismo interno que, com o auxílio do operador, desprende a bateria descarregada do veículo e realiza sua substituição em cerca de 8 a 9 minutos. Na carregadeira A10, com sistemas de IA (Inteligência Artificial) e câmera para se orientar na baia de recarga, a operação já foi totalmente automatizada e consome tempo ainda menor.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.