RUMO À COP30: REFLEXÕES E PERSPECTIVAS DA HYDRO PARA 2025

RUMO À COP30: REFLEXÕES E PERSPECTIVAS DA HYDRO PARA 2025

Por: Anderson Baranov, CEO da Hydro no Brasil

Marcado pela realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) em Belém, a primeira edição na Amazônia, 2025 será um ano emblemático para o Brasil e o mundo. Este momento histórico colocará o país no centro das discussões globais sobre clima, destacando nossa incomparável riqueza natural e nossa capacidade de liderar a preservação ambiental, apesar dos desafios. Espera-se que esta seja a COP mais significativa da história, não apenas por sua localização, mas pelo potencial transformador que ela carrega.

Para a Hydro, que tem participado ativamente de conferências climáticas da ONU, será uma oportunidade única de mostrar ao mundo como conectamos inovação, sustentabilidade e impacto social, enquanto reforçamos nosso compromisso com a transição para uma economia de baixo carbono.

O ano de 2024, por sua vez, acumulou avanços que consolidaram o compromisso da Hydro com a sustentabilidade e o desenvolvimento socioeconômico. Resultados sólidos, ações concretas e parcerias estratégicas fortaleceram nossa atuação e criaram as bases para que 2025 seja um marco na construção de um futuro mais sustentável.

A companhia manteve seu foco em construir robustez em mercados desafiadores, respondendo às flutuações no setor de alumínio com estratégias de curto e longo prazo. Resultados sólidos foram alcançados, impulsionados pelo aumento dos preços da alumina e do alumínio, além de ações estruturais que continuam fortalecendo a competitividade da empresa.

Para garantir a produção de um alumínio de baixo carbono, a Hydro tem atuado forte em ações de descarbonização em toda a cadeia de produção. Em 2024, destacamos a Alunorte, uma das empresas do grupo, cuja refinaria, em Barcarena (PA), passou a utilizar gás natural como combustível, em substituição ao óleo pesado. O projeto resultará na redução anual da emissão de 700 mil toneladas de carbono, o equivalente à diminuição de 30% nas emissões das caldeiras e calcinadores. Com investimentos de R$ 1,3 bilhão, a iniciativa é uma das principais estratégias de descarbonização da companhia e um viabilizador-chave para a ambição global da Hydro de reduzir em 30% as emissões de CO2 até 2030. Além disso, será a principal entrega que levaremos para a COP30: mostrando resultados, não apenas projetos.

No contexto das energias renováveis, a Hydro Rein tem se destacado por dar início à produção e comercialização de energia de fontes limpas. Um exemplo foi o complexo solar de Boa Sorte, em Minas Gerais, em parceria com a Atlas Renewable Energy. Segundo complexo em larga escala desenvolvido pela empresa no Brasil, com capacidade de 438 megawatts, suas usinas irão fornecer energia renovável para a Albras, produtora de alumínio primário da Hydro e da NAAC. O primeiro empreendimento da Hydro Rein, Mendubim, no Rio Grande do Norte, com os parceiros Scatec e Equinor, iniciou operações em março.

Ainda neste ano, a parceria com a Mercedes-Benz foi ampliada, unindo esforços para promover o desenvolvimento socioeconômico na Amazônia – colaboração fundamental para conectar a expertise do setor privado às demandas locais, especialmente em uma região tão rica em biodiversidade e potencial, mas que ainda enfrenta desafios estruturais.

O ano que termina nos mostrou que o caminho para uma transição sustentável exige colaboração, inovação e uma visão de longo prazo. O papel do setor de mineração vai além de entregar resultados financeiros sólidos, mas construir um futuro melhor para as comunidades e para o planeta. Avançamos para 2025 reforçando a integração das práticas de gestão mais modernas às necessidades do presente, enquanto um futuro mais justo, sustentável e resiliente é moldado. Estamos prontos para contribuir com as discussões globais na COP30, demonstrando que a mineração responsável e o desenvolvimento humano podem coexistir e prosperar.

Crédito Foto Hydro: Hydro/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.