A pandemia do coronavírus ainda não acabou. E foi com essa visão que a Mineração Riacho dos Machados (MRDM), do grupo Equinox Gold, promoveu uma ação de responsabilidade social para com a comunidade de seu entorno.
A mineradora doou à Santa Casa de Misericórdia do município de Porteirinha, e à Unidade Básica de Saúde de Riacho dos Machados, mais de 30 equipamentos. Eles se destinam aos serviços de atendimento em saúde, principalmente, no combate à Covid-19, em particular. Foram entregues monitores cardíacos, eletrocardiogramas, um desfibrilador e 30 oxímetros.
Benefício para toda a região
Essa ação irá atender não apenas as cidades de Riacho e Porteirinha onde está localizada a mina da companhia, mas também aos moradores da região de Pai Pedro, Serranópolis, Mato Verde, Catuti e Monte Azul. O prefeito de Riacho dos Machados, Ricardo da Silva Paz, se pronunciou sobre a entrega: “Quero agradecer à MRDM, em nome da saúde do município, pelos equipamentos de urgência e emergência doados à comunidade”.
Prefeito de Porteirinha, Juracy Freire também fez questão de agradecer as doações diretamente aos colaboradores da MRDM e ressaltou a importância dos equipamentos no enfrentamento à Covid-19. “Nós precisamos estar preparados a cada novo caso que chega e, sem essa parceria com a mineradora, isso não seria possível”, disse ele em fala postada em suas redes sociais.
A Mineração Riacho dos Machados (MRDM), em operação desde 2014, desenvolve lavra a céu aberto, com produção anual entre 50 e 55 mil onças de ouro. No ano de 2020, a Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) recolhida pela unidade totalizou R$ 5,3 milhões.