Membros da União Europeia e de seus estados membros estiveram em Minas Gerais para conhecer as potencialidades econômicas do estado. Cerca de 15 diplomatas de vários países europeus, formados pelos chefes-adjuntos das embaixadas e pelo representante da União Europeia visitaram a RHI Magnesita na quinta-feira (16/05), em Contagem (MG), para conhecer as instalações, políticas da companhia e fomentar negócios entre os países.
A empresa foi escolhida pela comissão por ser uma multinacional austríaca-brasileira capaz de agregar as altas exigências do mercado internacional em seus produtos e serviços, ao mesmo tempo em que valoriza e potencializa o desenvolvimento local. Executivos da RHI Magnesita explicaram para a comitiva as iniciativas de ESG adotadas pela companhia, como as ações de responsabilidade social e corporativa, de reciclados, de meio ambiente e de compliance.
O ministro belga e representante da União Europeia, Jean-Pierre Bou, ficou impressionado com a visita. “A RHI Magnesita está muito avançada nos princípios e valores de políticas de segurança, sustentabilidade, compliance e ESG, temas considerados essenciais para negócios com empresas europeias. A companhia demonstra que Minas Gerais é um ótimo estado para acolher empresas e investimentos europeus”, afirma o ministro.
O diretor de vendas industriais, Rogerson Miranda, acredita que a visita foi uma troca de experiências para o aprimoramento constante da companhia. “Percebemos uma grande preocupação europeia com um processo de produção sustentável e ético. É muito importante para nós sabermos que estamos conectados com estes pontos”, comenta.
O diretor de vendas para aço, Guilherme Polati, acrescenta que a RHI Magnesita é uma das empresas do Brasil que está liderando esses temas na indústria. “A preocupação com uma produção sustentável, tema comum na Europa, deve também ser algo cotidiano nos mais diversos segmentos da economia brasileira. Essa é uma forma do país ampliar, ainda mais, os negócios com outros países”.
Sustentabilidade
A RHI Magnesita possui um portfólio de refratários com pegada de carbono reduzida, o que inclui uso de reciclados, e com o mesmo desempenho que o refratário original. O modelo de negócio de economia circular, que permite coletar os resíduos dos desmontes de refratários dos clientes, tem contribuído para uma indústria mais sustentável no Brasil.
Há mais de uma década, a companhia capta materiais recicláveis do mercado local. Em Minas Gerais, a RHI Magnesita mantém uma unidade dedicada à reciclagem de refratários, no município de Coronel Fabriciano, na Região do Vale do Aço. Internamente, a multinacional também atua para dar a melhor destinação aos resíduos gerados nas operações próprias, caso da recuperação dos tijolos refratários dos fornos de Brumado, na Bahia, e da recuperação de coprodutos e resíduos da unidade de Ponte Alta (MG).
Encontro empresarial
Depois deste encontro, a RHI Magnesita abriu as portas para que outras 17 empresas instaladas em Contagem participassem de uma reunião técnica para estabelecer novos laços e prospectar negócios e parcerias comerciais. O evento “Conexões Empresariais: Contagem e União Europeia” foi uma iniciativa da Prefeitura de Contagem.
A prefeita Marília Campos; o vice, Ricardo Faria; o presidente da Câmara Municipal, vereador Alex Chiodi e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, René Vilela, marcaram presença no encontro.