Por: Rodrigo Vilela*
O ano de 2021 representou um período de desafios, em que concretizamos a nossa retomada operacional. Diante de todo o trabalho desenvolvido, fruto de um esforço em conjunto e das lições aprendidas, que envolveu empregados e empregadas, instituições e sociedade, demos início a um novo tempo de recomeçar, que para nós significa buscar uma mineração diferente.
A busca de fazer uma mineração diferente passa por pautar nossa conduta e nossas atitudes pela segurança, que por ser um valor, permeia todos os aspectos do nosso negócio: financeiro, jurídico, operacional, ambiental, respeito às pessoas e ao meio ambiente.
Voltamos a operar de forma gradual, com 26% da nossa capacidade produtiva sem a utilização de barragem para disposição de rejeitos, de forma segura e responsável, de acordo com os compromissos assumidos com os órgãos ambientais e com a sociedade, e após a implantação do sistema de filtragem de rejeitos a seco, uma concepção operacional diferente e com inovações em nosso processo produtivo.
Conforme nosso planejamento, até outubro deste ano, alcançamos a marca de 6,1 milhões de toneladas de pelotas de minério de ferro embarcadas, produto processado com teor de ferro superior a 65%, reconhecido pelos nossos clientes, e destinado ao mercado siderúrgico global para atender os principais produtores de aço.
2021 também representa para nós a geração de emprego e renda nos municípios que nos recebem em Minas Gerais e no Espírito Santo, reafirmando a importância da empresa para a economia. A transformação e o desenvolvimento local perpassam por ações como as do Força Local, programa que capacita empresas para que se tornem fornecedoras não apenas da Samarco, como também de outras empresas. O programa certificou 62 empresas no Pilar de Desenvolvimento e Qualificação e qualificou 140 pessoas no período.
No entanto, todo o planejamento e trabalho desenvolvidos ao longo deste período foram executados alinhados à pauta que tem tido cada vez mais importância em nosso setor: a sustentabilidade e os investimentos em ESG, apoiado nas melhores práticas ambientais, sociais e de governança. Lançamos, em julho, a nossa Declaração de Compromisso com a Sustentabilidade, alicerçada por nossa Governança e Cultura Organizacional e pelos pilares Relações Sociais, Meio Ambiente e Segurança e Inovação, que balizam as nossas tomadas de decisão.
Na busca de soluções de menor impacto ambiental, como o aproveitamento de rejeitos, e com benefícios para o negócio e nossos parceiros, investimos na inovação, que também é um dos traços culturais da Samarco.
Alinhada à nossa cultura, não posso deixar de mencionar que, dentre as nossas conquistas, está o primeiro lugar no prêmio ‘Lugares Incríveis para Trabalhar’ no setor de siderurgia e mineração, além da 7ª posição entre as grandes empresas e 22ª no ranking geral, promovido pelo UOL e Fundação Instituto de Administração (FIA). Isso demonstra que estamos no caminho certo e reforça o que nos impulsiona a seguir em frente: as pessoas, nosso propósito e valores.
Acreditamos e avançamos, passo a passo, firmes no compromisso com a reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão. Não devemos e nunca esqueceremos os impactos causados.
O ano foi marcado, ainda, pelo início do processo de recuperação judicial em abril deste ano para preservar nossas operações, nossa função social de geração de emprego, renda e tributos, e proteger a empresa contra ações de credores do mercado financeiro internacional.
Por fim, para o futuro, estamos trabalhando continuamente para resgatar nossas relações de confiança e demonstrar que é possível fazer uma mineração diferente, atendendo às regulações do setor por meio da adoção de novas tecnologias e para reforçar a interação e o diálogo com a sociedade. Seguimos numa jornada rumo a uma mineração diferente.