RESPONSABILIDADE COM O PRESENTE PARA CONSTRUIR O FUTURO

RESPONSABILIDADE COM O PRESENTE PARA CONSTRUIR O FUTURO

Por Wilfred Bruijn*

O ano de 2020 vai ficar marcado na história como os 366 dias mais atípicos da vida contemporânea até hoje. A pandemia do Coronavírus trouxe inúmeros desafios para nossa vida pessoal e também para o campo profissional, o que atingiu em cheio as empresas. Não só a Anglo American, mas todo o setor produtivo está sendo obrigado a se reinventar.

Como uma mineradora, atividade essencial para a continuidade de diversas cadeias produtivas no país, não paramos nossas atividades, mas adaptamos nossa forma de trabalhar para garantir a segurança de nossos empregados, fornecedores e comunidades.

Nesse sentido, ainda em março, a Anglo American tomou medidas imediataspara prevenir e combater a Covid-19. Implantamos medidas sanitárias rígidas, alinhadas às recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), bem como aos governos federal, estaduais e municipais onde operamos.

O relacionamento com as comunidades e com o poder público foi estreitado nesse período. Buscamos trabalhar muito próximos desses atores para garantir que nossas ações fossemassertivas, que atenderiam às necessidades reais de cada localidade. Dessa forma, doamos mais 380 mil itens para reforçar os sistemas de saúde das cidades onde atuamos.Além de implantar um sistema de testagem em massa periódica de todos os empregados e terceiros, também doamos testes para os municípios, com equipe de apoio para sua aplicação. No total, já investimos cerca de R$ 100 milhões em ações relacionadas à pandemia.

Este foi um momento que nos fez trabalhar com cada vez mais eficiência e responsabilidade. Um aprendizado que, acreditamos, nos preparou para o pós- pandemia. O compromisso em operar de forma segura para todos, sem deixar de olhar para os fatores essenciais da produção como custos e inovação, nos coloca em um caminho de boas perspectivas futuras.

Devemos fechar 2020 com produção de minério de ferro próxima ao teto da previsão inicial, de 24 milhões de toneladas. Para 2021, esperamos começar a operar em ritmo ainda melhor, dentro de um crescimento que buscamos nospróximos cinco anos. Queremos continuar crescendo ano a ano, a partir do resultado de 2020. Isso é possível pois há qualidade de minério e potencial para isso em nossa mina.

Também nas unidades de níquel, onde temos um exemplo de estabilidade operacional reconhecido internacionalmente no grupo, estamos em fase de testes de projetos que permitirão aumentar nossa produtividade no médio prazo.A previsão para 2020 é produzir entre 42 mil e 44 mil toneladas de ferroníquel.

Estamos passando por um momento de profunda reinvenção do nosso setor, que precisa focar seus esforços na construção de um futuro que garanta desenvolvimento tanto para as empresas quanto para as comunidades. Esse processo, que já era inevitável, foi acelerado pela pandemia. Acreditamos que a Anglo American está bem posicionada para ser cada vez mais reconhecida como uma empresa capaz de contribuir com toda a sociedade, de forma responsável e sustentável.

*CEO da Anglo American no Brasil

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.