Foi reiniciada a operação da mina de níquel Santa Rita, em Itagibá (BA), paralisada desde maio de 2016. Naquele ano, a Mirabela Nickel, de um grupo de investidores australianos, foi liquidada. Hoje, a mina pertence à Atlantic Nickel, empresa do grupo britânico de investimentos Appian Capital Advisory. A retomada do empreendimento foi oficialmente realizada com um desmonte de rochas em agosto passado.
A operação foi terceirizada para o Consórcio Santa Rita, liderado pela R&D Mineração e Construção, em parceria com a EMPA Serviços de Engenharia. E também com a SEMEP Logística e Construção, a Metal Ar Engenharia e a Master Perfurações e Desmontes.
Durante três anos, o consórcio responderá pela execução dos serviços de perfuração, desmonte de rochas, escavação, carregamento e transporte de minério e estéril. A planta de beneficiamento de Santa Rita, composta por instalações de moagem, flotação e filtragem, além da britagem, possui capacidade para processar cerca de 6 Mtpa de minério, visando a produção de concentrado de níquel.