Lançada em março passado, a obra “Perspectivas e Avanços na Gestão de Recursos Hídricos na Mineração” é uma evolução da publicação “A Gestão de Recursos Hídricos e a Mineração”, de 2006, primeira parceria entre a ANA – Agência Nacional das Águas e o IBRAM – Instituto Brasileiro de Mineração na discussão do tema, que é retomada com o novo livro.
Estruturado sobre conceitos consolidados nesse intervalo de tempo, como os de sustentabilidade e mudanças climáticas, entre outros, o conteúdo está dividido em cinco capítulos. São eles: Gestão dos Recursos Hídricos e a Mineração: Avanços Institucionais; Hidrogeologia e Mineração; Gestão de Barragens; ESG, Mercado Verde e o Cuidar das Águas – Práticas Institucionais; e Desafios Consequentes da Vulnerabilidade Climática.
Entre os subcapítulos destacam-se as abordagens da política regulatória de recursos hídricos e da outorga, uso e reuso de água na mineração; da Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB), descaracterização dessas estruturas e alternativas para disposição de rejeitos; do pagamento por serviços ambientais; e da interface e resiliência da mineração frente às mudanças e vulnerabilidade climáticas.
O download da publicação por ser feito em https://ibram.org.br/publicacoes/