A unidade industrial da Metso em Tampere, conhecida na Finlândia como Lokomo, completou cem anos de operação em 2015. Inaugurada em 1915, como uma fábrica de locomotivas a vapor, ela figura atualmente como um dos principais centros de produção globais de seus conjuntos móveis de britagem, os Lokotracks. A própria denominação da planta acabou derivando, ao longo do tempo, das locomotivas que saiam de suas linhas de montagem.
Entretanto, poucos anos após iniciar suas operações, a fábrica de Lokomo já produzia britadores para a empresa pública de transportes e saneamento, a National Board of Public Roads and Waterways. Um componente-chave para a qualidade dos produtos era a fundição própria, que já na década de 1920 figurava como uma instalação bastante moderna. Desde então, a unidade caracterizou-se ainda por produzir sinos de igrejas, colheitadeiras, rolos compactadores, motoniveladoras, guindastes móveis e equipamentos florestais.
“Os cem anos de história da fábrica de Lokomo indicam sua capacidade de inovação e transformação, mantendo-se como centro de referência tecnológica durante todo esse período”, diz Matti Kähkönen, presidente e CEO da Metso. Atualmente, a unidade conta com 700 funcionários e, nos últimos 30 anos, produziu mais de 7.000 unidades de conjuntos móveis de britagem Lokotrack.