A PTI (Power Transmission Industries do Brasil) ampliou sua linha de acoplamentos, com a inclusão ao portfólio de acoplamentos hidrodinâmicos de vazão constante (série K) e vazão variável (KSL e KPTB). Projetados para superar possíveis dificuldades durante a operação de partida e a variação de velocidade em máquinas de média e alta potência, acionadas por motores elétricos ou motores de combustão interna, os acoplamentos podem ser aplicados em moinhos, trituradores, bombas, compressores, geradores, entre outros produtos.
O acoplamento hidrodinâmico da série K é constituído por três elementos principais: rotor (bomba) montado no eixo de entrada, estator (turbina) montado no eixo de saída, e tampa, montada sobre o estator. Os dois primeiros elementos podem operar como bomba ou turbina.
Em qualquer sistema de acionamento que utilize acoplamentos com essa tecnologia, a partida do motor é feita essencialmente sem carga. Ao reduzir a corrente absorvida pelo motor durante a partida, o acoplamento reduz também as demandas de picos de corrente. “Um acoplamento hidráulico também permite, na partida, transmissão de mais torque para aceleração da carga do que sistemas de acionamento sem o equipamento”, explica gerente de acoplamentos da PTI, Alessandro Cipriani.
De acordo com Cipriani, uma das características mais importantes dos acoplamentos hidrodinâmicos modelos KSL e KPTB é o efeito de amortecimento de vibrações torcionais, protegendo a caixa de engrenagens acionada, o ventilador ou o maquinário da bomba, bem como o motor elétrico ou a combustão.