Realizado pela Kinross – em parceria com órgãos e entidades do município de Paracatu –, o Programa Integrar, em seu nono ano de história, tem promovido ações e projetos que buscam resultados efetivos de transformação social. Dividido em quatro eixos (Educação, Educação Ambiental, Cultura e Geração de Trabalho e Renda), a iniciativa tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável do município e participar da vida comunitária de acordo com as diretrizes do Plano Paracatu 2030.
No eixo Educação, por exemplo, além da formação continuada de professores e gestores da rede pública, as ações também envolveram os alunos em um trabalho de valorização do patrimônio cultural do município. Por sua vez, em uma das etapas do eixo Educação Ambiental, as turmas do 4º ano do Ensino Fundamental de dez escolas públicas participantes elaboraram soluções criativas para problemas ambientais dentro das instituições de ensino. A criatividade também esteve presente nos eixos Cultura e Geração de Trabalho e Renda, formados por projetos desenvolvidos para que os jovens do município exercessem seu protagonismo.
A diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social da Kinross, Ana Cunha, ressalta que a educação e seus temas transversais permearam o escopo de todo o Programa Integrar e ressalta os bons resultados. “Temos trabalhado muito com a capacitação continuada dos jovens e dos profissionais de ensino locais, de forma a estarmos sempre aprimorando os processos educacionais e fortalecendo o mercado de trabalho no município”, explica.