A Apoena iniciou suas atividades no Mato Grosso com a aquisição das unidades São Francisco e São Vicente em 2010. Hoje, atua na região por meio das unidades São Francisco, localizada em Vila Bela da Santíssima Trindade, e Ernesto/Pau-a-Pique, que fica em Pontes e Lacerda e Porto Esperidião. A empresa está e o faz por meio dos mais rígidos padrões de segurança e meio ambiente, atuando sempre de uma maneira socialmente responsável. Focada no crescimento responsável e sustentável, a mineradora realiza mais uma vez o programa Educação Empreendedora da Apoena tem como público-alvo 2,3 mil alunos do Ensino Médio das Escolas Estaduais 14 de Fevereiro e 6 de Agosto, em Pontes e Lacerda, e 13 de Maio, em Porto Esperidião.
Em parceria com o Sebrae, os professores das três instituições foram capacitados em janeiro e fevereiro referente às metodologias do Despertar e do Crescendo e Empreendendo. “Ficamos muito satisfeitos com o resultado e alcance do programa Educação Empreendedora em 2018, o qual beneficiou crianças e adolescentes matriculados no ensino fundamental de escolas municipais de Pontes e Lacerda, Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade. Em função disso, decidimos ampliar, incluindo o ensino médio, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e as escolas estaduais. Esta iniciativa resultará nos empreendedores que irão gerar negócios, emprego e renda na região. Eles são o futuro”, ressaltou Jorge Camargo, Gerente-Geral da Apoena.
O apoio da mineradora consiste no fornecimento nos materiais e equipamentos necessários para a ministração das aulas. “Representantes da Apoena e Sebrae estiveram conosco em dezembro para propor os programas. Aceitamos sem hesitar, afinal, todo conhecimento e experiência diferenciada que pudermos oferecer a esses jovens serão bem-vindos. Assim como os nossos parceiros, acreditamos que eles são o futuro e o empreendedorismo é uma alternativa diante de um mercado de trabalho que não consegue absorver toda a mão de obra disponível”, afirmou Marta Leonora Mazeto Bernardelli, Diretora da Escola Estadual 14 de Fevereiro.
Despertar – O Despertar tem como objetivo estimular o empreendedorismo entre jovens do ensino médio, transmitindo-lhes uma visão de mundo abrangente, para que possam identificar suas potencialidades e descobrir novas oportunidades. “A metodologia proporciona que os estudantes sejam estimulados a despertar para uma visão ampla do empreendedorismo, que engloba a cooperação, a cidadania e a ética. Ao final, espera-se que eles estejam mais proativos e comprometidos com o seu desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional”, explica Helber Figueiredo Serrou Barbosa, gerente da Agência Sebrae de Cáceres.
São 22 encontros presenciais em sala de aula (44 horas), atividades de campo (16 horas) e a realização da Feira do Empreendedor (10 horas).
Crescendo e Empreendendo – O objetivo é provocar uma discussão com os jovens sobre trabalho, negócio e empreendedorismo. Pretende-se que eles conheçam esse universo e se predisponham a identificar oportunidades por meio da adoção de atitudes empreendedoras.
No formato de oficinas, pode ser aplicado especialmente em projetos sociais com ações educacionais e em propostas pedagógicas de curta duração.
As 12 horas do Crescendo e Empreendendo estão divididas em três encontros:
- Encontro 1 – Descobrindo atitudes empreendedoras;
- Encontro 2 – Empreendedorismo na Vida, no Mundo do Trabalho e dos Negócios;
- Encontro 3 – Pensando no Futuro.
Alcance
Escola Estadual | Programa | Quantidade de alunos |
14 de Fevereiro | Despertar + Crescendo e Empreendendo | 1.191 |
6 de Agosto | Crescendo e Empreendendo | 700 |
13 de Maio | Despertar | 429 |
Total | 2.320 |