PROGRAMA DE TRAINEE LAPIDA JOVENS TALENTOS DA MINERAÇÃO

PROGRAMA DE TRAINEE LAPIDA JOVENS TALENTOS DA MINERAÇÃO

“Ainda no processo seletivo, entendi que não seria tratada como uma trainee, mas sim como uma engenheira. E é o que realmente está acontecendo. Desde o primeiro dia aqui na Aura Minerals, tenho recebido apoio, conhecimento e respaldo diário tanto da empresa quanto dos meus parceiros. Isso faz toda diferença”. A declaração é da engenheira química, Ana Luisa Magalhães.

O convite para fazer parte da Aura Minerals, por meio do projeto Talentos 360º, foi decisivo para que a jovem saísse de Minas Gerais, para viver essa experiência como trainee na cidade de Pontes e Lacerda, no Mato Grosso, onde passou a integrar o time de jovens promissores da mineradora, na unidade de Apoena.

Inovador no mercado, o projeto auxilia no desenvolvimento de profissionais recém formados aliando teoria e prática. Com uma metodologia única dentro da mineração, a companhia firmou parceria com a FRST Falconi, para que esses novos colaboradores estejam aptos para suprir as necessidades do setor de forma ampla, com um olhar para a resolução de desafios e adversidades.

“Dentro da Aura Minerals, enxergamos os profissionais como uma valiosa fonte de potencial. Mais do que lideres, queremos formar profissionais completos, com capacidade de identificar, analisar e resolver entraves em todas as áreas ligadas à sua atuação.”, explicou Isabela Dumont, head de pessoas, ESG e comunicação.

Outro diferencial do Talentos 360º está no retorno real à empresa. Ao longo dos 18 meses de formação, os trainees criam, testam e colocam em operação três projetos com foco no ganho de eficiência da área onde atuam. No primeiro ciclo do programa, Ana Luisa identificou melhorias possíveis na área de beneficiamento, para recuperação de ouro que se perde durante o processo trazendo ganho para a operação. Com a mudança proposta, a unidade reduziu a diferença dos valores da mina e da planta, no patamar variável entre 7% e 14%.

E para o segundo ciclo, o projeto da engenheira é mais ambicioso. “Nesta jornada, me sinto cada vez mais motivada a buscar novas soluções e esse incentivo norteou meu projeto atual. Estou desenvolvendo um método para recuperar ouro solúvel da área da barragem”, detalhou Ana Luisa.

O Diretor de Operação da unidade, Frederico Silva, explica que se colocado em prática, o modelo com potencial de aumentar em até 57% a quantidade de ouro recuperado a partir da água de barragem. Fator que tem muito a contribuir com os resultados da operação.

“É super importante para nós termos um projeto desta pertinência na nossa operação. Os novos talentos do mercado chegam com esse olhar mais curioso e com as mentes abertas a novos conhecimentos. É um contexto com ganhos para todos. Ganhamos com essas potencialidades e eles ganham com a experiência e vivência proporcionadas na Aura”, observou Fred.

Nesta turma, 11 trainees da Aura Minerals participam da mesma metodologia e desenvolvem projetos alinhados à estratégia da companhia e à Cultura Aura 360. Para isso, os jovens recebem monitoria em todas as fases do projeto, têm acesso à plataforma com conteúdos direcionados para a solução que estão criando e recebem todo o respaldo dos gestores diretos.

O ciclo atual do programa Talentos 360º teve início em janeiro de 2023, e conta com profissionais nas unidades de Almas (TO), Borborema (RN) e Apoena (MT). Sete dos onze profissionais são mulheres, refletindo o crescente interesse do time feminino em fazer parte da companhia.

“Temos muito orgulho dos resultados que tivemos até aqui, mas ainda mais dos profissionais completos e preparados que estamos formando. A Aura Minerals é uma empresa arrojada, que tem um novo olhar para mineração, que passa por uma formação qualificada dos nossos talentos”, finalizou Isabela.

Foto: Arquivo pessoal

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.