Começou neste domingo, dia 11 de maio, o VI Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral (Simexmin), realizado em Ouro Preto (MG). Contando com a presença da Revista In the Mine, ao evento já apresentou sua primeira novidade para o setor mineral.
Durante a solenidade de abertura, Márcio Luis Godoy, atual presidente da Agência para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral Brasileira (ADIMB), anunciou quem será o seu sucessor para o próximo mandato de dois anos (2015-2017). O membro eleito ainda neste domingo, mais cedo, foi Marcos André Gonçalves, que compõe a Diretoria do atual biênio. Foi eleito ainda um novo Conselho Superior, além de novos membros da Diretoria. Godoy ainda comentou que o ano de 2013 foi excelente para a ADIMB, pois foram realizadas diversas atividades técnicas.
Onildo João Marini, diretor executivo da ADIMB, comentou sobre a época de incertezas, por conta dos baixos preços das commodities, algo que faz parte do ciclo de baixa da mineração. Segundo ele, os sete anos de discussão para a nova legislação do setor mineral ainda não refletem o que o setor deseja. “O Código de Mineração precisa ser mais amigável para termos um Brasil mais competitivo. No entanto, a proposta do Governo vem na contramão disso”, afirma Marini.
Carlos Nogueira da Costa Jr., secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (MME), rebateu os comentários de Marini. “Devemos lembrar que o projeto não está mais na mão do Poder Executivo. Agora, ele pertence a todos, pois está com o Poder Legislativo, membros que nós elegemos para nos representar. Era o avanço que todos aguardavam e, efetivamente, aconteceu”, diz Nogueira. Ele ainda afirmou que o Governo quer debater quais melhorias o setor mineral pode alcançar e disse que o evento é um dos mais avançados, pois consegue antecipar algumas tendências futuras.
O primeiro dia foi finalizado com um merecido coquetel. Resta aguardar as novidades para amanhã, que serão trazidas aqui em nosso site. Acompanhe-nos também nas redes sociais: www.twitter.com/intheminet e www.facebook.com/inthemine.