PRESIDENTE DA CBPM SUGERE ALEXANDRE VIDIGAL PARA O COMANDO DO IBRAM

PRESIDENTE DA CBPM SUGERE ALEXANDRE VIDIGAL PARA O COMANDO DO IBRAM

O presidente da CBPM – Cia.Baiana de Pesquisa Mineral -, Antonio Carlos Tramm, sugeriu em nota publicada no site da estatal em 03 de janeiro o nome do ex-secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM), do Ministério de Minas e Energia (MME), Alexandre Vidigal de Oliveira para ocupar o cargo de diretor-presidente do IBRAM – Instituto Brasileiro de Mineração.

O atual ocupante do cargo, Flávio Ottoni Penido, assim como o atual presidente do Conselho de Administração da entidade, Wilson Nélio Brumer, tiveram sua saída anunciada pelo órgão em 01 de janeiro, a partir do início de março próximo. Brumer ocupava a posição desde abril de 2019 e Penido desde agosto do mesmo ano. SegundoTramm, com sua experiência durante dois anos na SGM, Vidigal é “um nome com peso político e técnico, que poderá contribuir de maneira significativa para o desenvolvimento da mineração brasileira”.

A escolha dos novos executivos será definida pelo Conselho Diretor do IBRAM. Segundo informação veiculada no jornal Valor Ecônomico, o colegiado teria convidado o economista Paulo Hartung, ex-governador do Espírito Santo e atualmente diretor-presidente da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), associação que reúne a cadeia produtiva de árvores plantadas para a produção de celulose, para substituir Penido. Ainda, segundo o jornal, Hartung não aceitou a oferta. Leia, a seguir, a íntegra da nota divulgada pela CBPM:

“A mineração foi surpreendida por publicação do Jornal Valor, informando que o Presidente do Conselho Diretor e o Diretor-Presidente, Wilson Brumer e Flávio Penido, deixarão o IBRAM agora em março.

O momento que a mineração e o país vivem, em plena pandemia do COVID-19, e na carência de lideranças deste país, nos fazem refletir porque esses 02 executivos, que batalharam a frente do IBRAM no caos de Brumadinho e Mariana e da pandemia, estão sendo substituídos. Mas, se esta é uma decisão do Conselho Diretor do IBRAM, onde devem estar reunidas as principais cabeças pensantes da mineração, quem somos nós para julgar.

No noticiário, também constou a recusa da oferta feita ao ex-governador do Espírito Santo e atual presidente da IBA, Sr. Paulo Hartung, em assumir o IBRAM. Por esse motivo, me permito a sugerir o nome de Alexandre Vidigal, ex-secretário Nacional de Geologia e Mineração, para o IBRAM.

Durante os mais de 02 anos em que esteve frente a pasta, Vidigal teve um desempenho em prol da renovação da mineração, aliado a um trabalho técnico e político, se destacando, dentre outras coisas, pela elaboração do Plano de Mineração e Desenvolvimento – PMD, que estabelece diversos programas e metas para inserir a atividade de mineração ao desenvolvimento do país, sendo na minha visão um nome com peso político e técnico, que poderá contribuir de maneira significativa para o desenvolvimento da nossa mineração.”

Foto: Flávio Penido, que deixará a presidência do IBRAM a partir de março

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.