Na edição 85 da revista In The Mine, 13 mineradoras destacam cases de integração funcional, programas sociais, ganhos ambientais e eficiência operacional realizados em 2019. No grupo estão sete iniciativas de âmbito interno às empresas, cinco de influência no desenvolvimento de comunidades locais e uma de preservação de um patrimônio geológico.
Com o estímulo a ações baseadas no conceito de Experiência do Funcionário, a AMG Mineração busca manter um bom clima organizacional e reforçar o engajamento de seus empregados. Com foco na maior eficiência operacional com ganhos ambientais, a Nexa fala das diretrizes sustentáveis do projeto Aripuanã (MT), em implantação, em termos de novas tecnologias e programas sociais.
A MRN (Mineração Rio do Norte) trata do reaproveitamento de 87,9% das 1,9 mil t de resíduos sólidos geradas em seu processo de produção. Na Mineração Paragominas, o desperdício de alimentos nos restaurantes de funcionários foi reduzido em cerca de 30%: as sobras, antes incineradas, passaram a ser transformadas em compostos orgânicos para a adubação de solos.
Preparando-se para o retorno das operações no final do ano, a Samarco está implantando seu Plano Diretor de Lubrificação como parte da integração dos processos de manutenção da mina ao porto. Já a Mineração Usiminas deu início às obras de seu sistema de disposição de rejeitos fitrados, o que finalizará o ciclo de uso das barragens de rejeitos na empresa.
A Anglo American, por sua vez, criou um banco genético de espécimes vegetais nativas, que já produz cerca de 300 mil mudas por ano, para a recuperação de biomas específicos.
O plantio de 36,3 mil mudas nativas em cidades de Minas Gerais e Goiás, onde tem operações, está no case da AngloGold Ashanti. Também voltados a comunidades locais, há os programas SSM Candiota Sustentável, da Seival Mineração, subsidiária da Copelmi; Integrar, da Kinross, na cidade de Paracatu (MG) e os projetos sociais do Instituto Mosaic, vinculado à Mosaic Fertilizantes, em Tapira (MG) e Catalão e Ouvidor (GO).
Outro programa, o Viver Bem, da Vanádio de Maracás, foi iniciado no primeiro semestre de 2019 e vem promovendo ações de lazer, entretenimento, saúde e qualidade de vida para os colaboradores da empresa, suas famílias e moradores da região de Maracás (BA).
Por fim, a Votorantim Cimentos faz um balanço dos 18 meses da criação do Geossítio K-PG Mina Poty, um patrimônio geológico de relevância internacional, instalado na área da unidade Poty Paulista, em Pernambuco.